Programa de prevenção da violência da Fundação Barça e Fundación MAPFRE no complexo da maré consegue melhorar a convivência entre os participantes e diminuir conflitos

Atividade FutbolNet na Maré com um grupo de crianças beneficiárias

Conseguir que meninos e meninas da Maré assimilem valores como o respeito, mudem seu comportamento, melhorem seu rendimento escolar e reduzam o número de situações de conflitos, são alguns dos principais resultados conseguidos pelo programa realizado pela Fundação Barça, com o apoio da Fundación MAPFRE no Complexo da Maré, Rio de Janeiro. O projeto teve início em 2012 no Complexo do Alemão e desde 2014 vem sendo realizado na Maré. Mais de 4.500 crianças, adolescentes e jovens participaram deste programa até hoje.

A coletiva de imprensa, denominada Mudando as regras do jogo, quebrando barreiras na Maré foi a primeira apresentação pública do projeto no Brasil. Este ato teve lugar no auditório da Subsecretaria de Esportes e Lazer (SUBEL), sendo realizada pela Fundação Barça em conjunto com a Fundación MAPFRE e a SUBEL da Prefeitura do Rio de Janeiro. Contou-se com a presença da Maria Vallès, Diretora Geral da Fundação BarçaFátima Lima, Diretora de Sustentabilidade e da Fundación MAPFRE, Gustavo Freue, Subsecretário de Esportes e Lazer da Prefeitura do Rio de Janeiro, e José Edmilson, ex jogador do FC Barcelona e campeão Mundial com a seleção Brasileira.

O Programa da Fundação Barça tem como foco a prevenção da violência juvenil em favelas do Rio de Janeiro e utiliza a sua metodologia conhecida como FutbolNet, nome que é a junção de duas palavras do idioma catalão, “Futbol” e “Net”, que em português significa, futebol limpo. Neste trabalho, o esporte é desenvolvido como ferramenta para a educação em valores e fomento de habilidades para a resolução pacífica de conflitos.

Atualmente e desde o ano 2014, o projeto é implementado no Complexo da Maré, considerado o maior complexo de favelas da zona norte do Rio de Janeiro, habitado por mais de 130.000 pessoas. O Programa atende meninas e meninos de 6 a 17 anos, com atenção especial aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

No ano de 2018 realizou-se um estudo de caso sobre o programa que registrou os principais impactos entre os participantes e também mostra o potencial deste para ser replicado à outras zonas vulneráveis da Cidade de Rio de Janeiro.

Principais resultados

Os principais destaques da avaliação relacionados a vida dos beneficiários, resumem-se nos seguintes:

1. Assimilação de valores e melhora de comportamento;
  2. Construção de novas referências;
  3. Espaço de lazer seguro;
  4. Respeito e fomento da diversidade;
  5. Melhora do rendimento escolar;
  6. Redução de situações de conflito;
  7. Participação e empoderamento feminino;
  8. Lugar para socializar e fazer amizades;

Assimilação de valores e melhora de comportamentos:

Como resultado de participar de forma continuada em FutbolNet, os participantes assimilam progressivamente e colocam em prática os valores positivos do esporte (respeito, trabalho em equipe, humildade, superação e esforço), no qual se traduzem em melhora de comportamento em seu dia-a-dia, casa e escola, de acordo com o relato dos educadores e familiares.

Ainda que muitas vezes os participantes e seus familiares não consigam ter claro quais valores impactam, são conscientes que o projeto impacta em mudanças para além da prática do futebol.

Construção de novas referências

Graças ao espaço que oferece a Vila Olímpica da Maré, o projeto se tornou um local de lazer seguro de cunho pedagógico muito significativo, que permite construir e transmitir aos participantes da comunidade novas referências e alternativas diferentes das presentes no Complexo da Maré.

Segundo mostra a avaliação, os principais efeitos do FutbolNet entre os participantes de Maré são relacionados a presença e convivência com novos referenciais, ou seja, o acolhimento dos educadores e a forma cuidadosa que tratam os participantes, além de serem criados espaços de fala e escuta ativa que promovem o companheirismo e o espírito coletivo em todo o grupo.

Por exemplo no caso de Emerson, participantes de 7 anos, segundo relatado da professora de sua escola (setembro 2018): “muitos alunos não têm ideia do mundo lá fora, e ficam no limite (da vulnerabilidade). Aqui tem muitas facilidades (que não são boas), mas o mundo é muito grande e ter um projeto que demonstre que existem outras possibilidades, que é possível vencer de outras formas, ajuda o aluno à mudar e sair desse limite”.

Outro  caso interessante é o de Camila, participante de 17 anos, que relatou ter passado momentos difíceis em seu convívio diário familiar, segundo relata sua avó, a coordenadora do projeto foi um apoio fundamental para Camila, fornecendo apoio psicológico, conselhos e, em geral, consistiu em uma referência importante para sua neta, com quem conversa por exemplo, sobre o que gostaria de estudar ou trabalhar.  Segundo a própria Camila, o que ela mais gosta do projeto “são as aulas do FutbolNet, e  as conversas com a coordenadora” e completa dizendo que é a pessoa que mais admira hoje em dia, pois sempre foi sua amiga.

O valor do respeito e um espaço de lazer seguro

O Complexo da Maré é um entorno social complexo, onde o tráfico de drogas e a criminalidade compõem  uma realidade visível, próxima, e incluso atrativa para muitas crianças e jovens. Um testemunho fornecido pela mãe do participante Emerson, de 7 anos, ilustra esse contexto, "em uma ocasião, vi meu filho brincando com outra criança como se fossem traficantes, com armas de brinquedo improvisadas, rádios de comunicação, etc." [..] " Esta comunidade cheio de violência ocupa a mente da criança ".

Outro participante, Kayllon, de 8 anos, diz que o que ele menos gosta na Maré são "os tiros", o que o deixa com muito medo e ansioso para sair dali.

Segundo mostra a avaliação, entre as mudanças resultantes da implementação do projeto destacados, sãos citados os seguintes: respeito, humildade, espaço de convivência saudável, espaço de escuta. A partir da implementação da metodologia, reconheceu-se o RESPEITO como a mudança mais significativa resultante de FutbolNet em Maré. Este valor está relacionado à outras mudanças, mas está no centro de todas as demais. Por exemplo, quando os participantes citam de convivência saudável, novas amizades, trabalho em equipe ou até mesmo ao quebrarem as barreiras invisíveis impostas pelo tráfico e violência local.

Sobre a Fundación MAPFRE

Com sede na Espanha e atuação em 33 países, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em atividades de interesse geral da população. No Brasil atua para disseminar valores, promover o acesso à cultura e contribuir com o bem-estar da sociedade, apoiando e desenvolvendo iniciativas nas áreas de Ação Social, Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social e Promoção da Saúde.

Fonte: Mafre Seguros via CDN comunicação