Live da CNseg na manhã de terça abordou o seguro de automóvel
Presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da FenSeg respondeu a perguntas dos internautas sobre o tema.
A presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da FenSeg, Sylvia Rocha, foi a entrevistada do dia 21 de maio, na live da CNseg transmitida pelo Facebook sobre seguro de automóveis. O evento é uma das ações da Confederação das Seguradoras na 6ª Semana Nacional de Educação Financeira que, ao longo desta semana, está realizando diariamente lives pelo Facebook e palestras presenciais em sua sede, no Rio de Janeiro.
A exposição de Sylvia Rocha teve início com um alerta sobre a importância de o consumidor ler e entender o seu contrato de seguro de automóvel, onde há responsabilidades, tanto para a seguradora como para o segurado. “Isto é importante, inclusive, para que o segurado saiba exatamente o que está contratando, visto que existem diversos tipos de cobertura”, afirmou.
A cobertura mais completa, chamada de cobertura básica compreensiva, por exemplo, protege contra colisões, roubo e furto, explosões, enchentes e alagamentos, entre outros eventos, mas há, também, a oferta de seguro apenas contra incêndio, roubo e furto, que é mais barata, mas não protege contra colisão.
Outra cobertura considerada importantíssima por Sylvia é a de responsabilidade civil facultativa, onde o segurado define o valor para reparação de danos causados a terceiros, ou seja, àqueles que não estão dentro do seu veículo. Para os que estão dentro, há a cobertura contra acidentes pessoais de passageiros. Ela também lembrou que o segurado tem a opção de contratar apenas a cobertura contra terceiros, sem nenhum tipo de proteção para seu veículo.
A assistência 24 horas também é uma garantia muito interessante no seguro do automóvel, segundo Sylvia, bem como a cobertura contra danos a retrovisores, lanternas e faróis que, dependendo do modelo do veículo, podem custar milhares de reais.
Outra dúvida que surgiu entre os internautas foi relativa ao bônus que, de acordo com a presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da FenSeg, trata-se de um benefício que o segurado ganha quando renova o seguro sem ter acionado sua garantia básica naquele ano. "Quanto maior o bônus, maior o desconto no seguro", disse. E, ainda dentro do tema do custo do seguro, uma internauta perguntou se o seguro é mais barato para mulheres. Sylvia respondeu que, geralmente, sim, mas há, ainda, uma série de outros fatores que influenciam na precificação, como o local de residência, o modelo do veículo e a idade do contratante, entre outros.
Assista a live aqui!
Fonte: FenSeg - Federação Nacional de Seguros Gerais