Seguradora Líder lança Relatório Estatístico inédito para marcar a Semana Nacional do Trânsito

Para marcar o momento de reflexões promovido pela Semana Nacional do Trânsito, a Seguradora Líder lançou o Relatório Especial – 10 anos – Taxa de Mortalidade no Trânsito, apresentando dados consolidados do Seguro DPVAT para a cobertura de Morte.

O documento mostra que, entre 2009 e 2018, mais de 485 mil indenizações foram pagas para acidentes que deixaram vítimas fatais. Para efeito de comparação sobre o alarmante cenário do trânsito brasileiro, a Guerra da Síria deixou cerca de 360 mil mortes desde 2011, quando foi iniciada, de acordo com dados do Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

O relatório especial traz, pela primeira vez, um retrato da violência no trânsito relativizado com as estimativas populacionais de cada estado e região do Brasil. E os números mostram que, apesar da diminuição nos números de acidentes, a situação do país ainda é preocupante. Em 2018, foram 18 indenizações pagas por morte, pelo Seguro DPVAT, a cada 100 mil habitantes. Em 2009, o indicador mostrava 28 pagamentos a cada 100 mil habitantes.

No recorte por estado, no ano passado, Tocantins, Piauí, Mato Grosso e Rondônia foram os estados que registraram as maiores taxas de mortalidade no trânsito.

Em 2009, o líder do indicador era o Acre, que tinha 279 indenizações pagas a cada 100 mil habitantes. O estado apresentou importante evolução nos números da segurança do trânsito, já que em 2018 o índice caiu para 12.

A Região Centro-Oeste lidera o ranking em 2018 com 23 indenizações por morte pagas a cada 100 mil habitantes. O Nordeste vem logo em seguida, com 21; e o Norte, com 20.

O cenário é diferente do que era apresentado em 2009, quando a Região Sul liderava o ranking, com 38 indenizações por morte pagas a cada 100 mil habitantes; com o Centro-Oeste em segundo lugar, com 33 a cada 100 mil; e o Norte com 30.

O Relatório Especial – 10 anos – Taxa de Mortalidade no Trânsito é mais uma das iniciativas da Seguradora Líder para colaborar com a redução dos índices de acidente de trânsito e com a construção de políticas públicas de prevenção e conscientização.

Os dados da Companhia foram destacados pela mídia brasileira, em matérias do G1 Auto Esporte, O Estado do Maranhão, A Tribuna | Alagoas e Jornal de Fato Online | Rio Grande do Norte.

Fonte: SindsegRS - Segs