Catarinenses são os que mais utilizam a tecnologia da CNH digital

A chamada inversão na emissão é uma opção disponível para quem abrir um processo de CNH definitiva e renovação tanto presencial, quanto pelo Portal do Detran/SC, além da adição de categoria, feita diretamente na Ciretran. Hoje, 15 Estados já adotaram a tecnologia, e Santa Catarina é o que mais emite o documento eletrônico.

Dos 458,3 mil documentos emitidos, Santa Catarina tem quase 91 mil CNHs digitais, seguida do Distrito Federal (84,8 mil) e Paraná (62,8 mil).

“Esse é o primeiro passo para que em breve, não seja mais obrigatória a emissão da CNH física”, revela o Gerente de Habilitação do Detran/SC, Cristiano Sousa.

Para utilizar essa inovação é preciso estar com todos os dados atualizados junto ao órgão de trânsito, o que pode ser feito através do Portal Digital do Detran/SC, além de fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do Governo Federal.

Assim, ao abrir um processo de CNH, o usuário tem duas opções: CNH IMPRESSA ou CNH IMPRESSA + CNH DIGITAL.

Quem optar pela CNH IMPRESSA + CNH DIGITAL deve ter as informações do telefone celular e e-mail válidos cadastrados no sistema. Caso não estejam, uma mensagem será mostrada ao usuário ou operador, solicitando a atualização. Para isso, basta acessar a aba Meus Dados, dentro do Portal Digital do Detran/SC.

Fonte: Detran/SC.