Itaú Unibanco doa R$ 1 bilhão para combate ao coronavírus no Brasil e lança iniciativa Todos pela Saúde

A maior doação já realizada por uma empresa privada na história do País deu origem a Todos pela Saúde (http://www.todospelasaude.org), uma iniciativa que começa a operar sob a governança de um grupo de especialistas da área da saúde com amplo conhecimento das realidades do Brasil.

"Desde o início da pandemia, mobilizamos pessoas e recursos na luta contra a Covid-19 e seus efeitos sociais e econômicos. Esta nova iniciativa dá a dimensão do quanto estamos preocupados e engajados na solução da crise", afirma o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher.

Os recursos aportados estão sendo administrados por um conselho de especialistas da área da saúde, liderado pelo médico Paulo Chapchap, diretor-geral do Hospital Sírio Libanês. A equipe, priorizando premissas técnicas e científicas, é responsável pelas decisões estratégicas e definição das ações financiadas.

Dentre as decisões já tomadas pelo conselho está o atendimento às demandas emergenciais dos 26 Estados e do Distrito Federal. A prioridade será dada às urgências dos 60 hospitais públicos referenciados para o combate à Covid-19, cujas necessidades foram apontadas pelos respectivos secretários de saúde - que, inicialmente, solicitam equipamentos de proteção individual para socorrer profissionais da saúde. (Caso tenha interesse nas doações para sua região entre em contato com a nossa equipe listada abaixo!)

Todos pela Saúde - atuação em quatro eixos:

Informar

- Campanha de incentivo ao uso de máscaras pela população;

- Orientação da população para higiene das mãos e etiqueta da tosse;

- Valorização das iniciativas de solidariedade da sociedade civil.

Proteger

- Disponibilização de equipamentos de proteção individual e testagem para profissionais de saúde;

- Testagem populacional para orientar ações de saúde pública.

Cuidar

- Apoio aos gestores públicos estaduais e de grandes municípios na estruturação de gabinetes de crise;

- Capacitação e apoio aos profissionais de saúde em melhores práticas, protocolos e terapêuticas;

- Uso de telemedicina para monitoramento de casos e apoio aos profissionais de saúde;

- Ampliação da capacidade e eficiência em estruturas hospitalares referenciadas;

- Compra e distribuição de insumos estratégicos, além da mobilização de equipamentos e recursos humanos.

Retomar

- Colaboração para o desenvolvimento de estratégias, visando a: retorno mais seguro às atividades sociais; e programas de monitoramento da população com risco elevado.

Além de Paulo Chapchap, integram o grupo o médico, cientista e escritor Drauzio Varella, o ex-presidente da Anvisa Gonzalo Vecina Neto, o ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS) Maurício Ceschin, o consultor do Conselho dos Secretários de Saúde (CONASS) Eugênio Vilaça Mendes, o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, e o presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pedro Barbosa.


Fonte: CNseg Online.