Willis Towers Watson publica roteiro de riscos corporativos e de atividades de comercialização relacionados à pandemia

Boletim de Monitoramento |20 de maio de 2020

A empresa internacional de consultoria Willis Towers Watson publicou recentemente um roteiro de riscos corporativos e de atividades de comercialização relacionados à pandemia do Covid-19. Como primeiro de três estágios do caminho até o pós-pandemia, identifica a gestão da crise. Essa gestão, por sua vez, passa por dois processos: adaptação e superação, abrangendo temas como controle de riscos na fase de underwriting, otimização do capital, avaliação rigorosa de sinistros, e adequada transferência de riscos. Fazendo um paralelo ddas recomendações do roteiro com a situação no Brasil, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou: “Nada temos a dever ao comportamento do setor mundial de seguros neste período de crise epidemiológica e econômica. Estávamos preparados para o teletrabalho, e as seguradoras utilizaram prontamente os seus planos de continuidade de negócios. Os mapeamentos de riscos e as áreas de compliance tem sido cruciais para a adaptação de regras de aceitação de riscos e de análise e pagamento de indenizações, sem qualquer intercorrência importante. O nível de solvência alcançado pelo setor segurador também está fazendo toda a diferença para a sustentação dos negócios em período ainda estável mas que acena com forte recessão proximamente.”

E completou Coriolano: “Acredito que o bom desempenho até este mês de maio de 2020 está relacionado ao forte ciclo de contratações no segundo semestre de 2019, que vão vencer apenas agora, em 2020, sendo suficientes para sustentar um bom crescimento pelo menos até os meses de junho ou julho. E mesmo porque a emergência da pandemia do coronavírus no Brasil só foi declarada no final do mês de março”.

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: http://www.gfiainsurance.org/en/.

Fonte: CNseg.