Coronavírus: Zurich doa R$ 4,4 mi para apoiar ações preventivas

A seguradora Zurich em parceria com a Z Zurich Foundation, entidade do Zurich Insurance Group que se dedica a investimentos em projetos comunitários, e a Zurich Santander está destinando R$ 4,4 milhões em ações sociais para ajudar no enfrentamento da pandemia do coronavírus no Brasil.

O montante será direcionado para ajudar o Hospital e Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, de Manaus, a adquirir um milhão de EPIs para os 1.500 profissionais de saúde da unidade, que estão envolvidos com o atendimento a pacientes de covid-19 (luvas e aventais descartáveis, máscaras cirúrgicas, óculos de proteção) e uma unidade da rede Estadual de Saúde, com máscaras N95 e outros itens de segurança.

Os recursos também serão direcionados para a produção de 110 mil testes rápidos de covid-19, destinados a hospitais e pontos de serviço público no país, emitindo o resultado em apenas 20 minutos. As instituições trabalham para aumentar a número de tratamentos, construindo hospitais de emergência para fornecer 200 leitos com foco no apoio a pacientes necessitados de ventilação permanente.

Outras frentes sociais

Em abril a Zurich já havia também anunciado, em parceria com a Z Zurich Foundation, a doação de R$ 5 milhões. Do total investido, cerca de R$ 3,5 milhões foram direcionados para a estruturação e funcionamento dos leitos de UTI e de enfermarias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), preparados exclusivamente para atender casos relacionados ao covid-19. Este novo centro de tratamento de coronavírus começou a funcionar em 27 de março.

O investimento está sendo também direcionado para a doação de cestas básicas de alimentos e produtos de limpeza para 4.138 famílias durante quatro meses, na cidade de São Paulo. Todas as famílias são assistidas pelas ONGs Somar, Locomotiva, Olga Kos e Hurra!, que já são apoiadas pela seguradora. As famílias vão receber um cartão alimentação no valor de R$ 97,50, por mês, que poderá ser usado em supermercados com limitação apenas de itens alcoólicos. Esta ação específica está sendo desenvolvida com apoio operacional do grupo Sodexo, que fará a impressão e gestão dos cartões.

Além destas ações, a empresa criou um benefício adicional para colaboradores, de até R$ 20 mil, para custear despesas médicas e hospitalares dos funcionários e suas famílias na necessidade de hospitalização para tratamento de covid-19.

A companhia também conduziu uma campanha (Páscoa em Ação) para arrecadar produtos de higiene pessoal e máscaras respiratórias N-95 para doação às famílias atendidas pelas ONGs apoiadas pela seguradora. Com o resultado da campanha, 25 mil pessoas serão auxiliadas diretamente. Além das ONGs, o IPPE (Instituto de Pesquisas e Projetos Empreendedores) também será beneficiado pela ação.

Complementando o conjunto de iniciativas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, a empresa aderiu ao movimento #NaoDemita. Todas as organizações que se integraram à campanha estão comprometidas com a manutenção dos seus quadros nos próximos dois meses.

Fonte: Revista Apólice