Avaliação econômica é destaque da 26ª Conjuntura CNseg

Rio de Janeiro, 24 de agosto de 2020 - Uma análise detalhada da economia brasileira abre a 26ª edição da Conjuntura CNseg, publicada pela Confederação Nacional das Seguradoras. Avalia-se o desempenho do PIB, perspectivas da economia no terceiro trimestre, comportamento da inflação diferenciada entre o IPCA e a família IGPM e algum alento no otimismo dos agentes econômicos com as medidas que flexibilizam regras de mobilidade. No Brasil, esse otimismo cauteloso reflete-se na revisão positiva das expectativas para o PIB, reduzindo bastante o tamanho da queda prevista para este ano (de -6,10% para -5,64%). A desaceleração do PIB no período foi também observada nas principais economias do planeta e, para o segundo trimestre, a queda foi na casa de dois dígitos em alguns casos, como no Reino Unido.

O capítulo “Análise de Desempenho” da publicação destaca o desempenho proeminente do setor segurador em junho. No mês, a arrecadação somou R$ 23,3 bilhões (sem Saúde e DPVAT), 6,7% a mais que no mesmo mês de 2019. O segmento de Danos e Responsabilidades foi o destaque do mês, com crescimento de 18,5%, em relação ao mesmo mês de 2019, totalizando arrecadação de R$ 7 bilhões. Outro comportamento mais favorável foi apresentado pelo VGBL, conforme já destacado em editorial da 25ª edição da Conjuntura CNseg, assinado pelo Presidente da CNseg, Marcio Coriolano.

No caso dos seguros de Danos e Responsabilidades, o texto acrescenta que, na comparação em 12 meses móveis, o segmento já mostra recuperação e tendência positiva, com crescimento de 3,9%, alta de 1,9 ponto percentual, em relação à métrica observada em maio. O bom desempenho no mês foi puxado pelo grupo dos seguros Patrimoniais, pelo seguro Rural e pelo grupo de Marítimos e Aeronáuticos.

A 26ª edição da Conjuntura CNseg apresenta, ainda, o tópico “Resumo Estatístico”, com dados sobre o desempenho do setor segurador em cada Região do país, e “Glossário”, com verbetes técnicos que fazem parte da rotina do mercado segurador.

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País.

Fonte: CNseg.