Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros 2019 já está disponível para download

Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2020 –  Já está disponível para download no Portal da CNseg o Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros 2019, editado pela CNseg com base nas diretrizes internacionais da Global Reporting Initiative (GRI), com a correspondência de indicadores baseados nos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nas recomendações da Força-Tarefa sobre as Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD).

A publicação, que demonstra as contribuições do mercado segurador brasileiro para a agenda de desenvolvimento sustentável do País, por meio de seus indicadores ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) mais relevantes, traz dados de 32 empresas do setor, que correspondem a 81,8% do mercado representado pela CNseg.

Líder em arrecadação de prêmios na América Latina, o setor segurador brasileiro encerrou 2019 com arrecadação total de R$ 488,5 bilhões, número 9,8% maior do que no ano anterior e equivalente a 6,7% do PIB nacional no ano. O setor ainda acumulou ativos na ordem de R$ 1,45 trilhão, o que equivale a 25% da dívida pública brasileira. Além disso, foram pagos R$ 315,06 bilhões em benefícios, indenizações, resgates, sorteios e despesas médicas e odontológicas ao longo de 2019.

Dentre as novidades desta edição, além da correspondência de indicadores baseados nos ODS e nas recomendações da TCFD, o Relatório apresenta a matriz de materialidade dos ODS nos negócios de seguros: uma priorização dos Objetivos mais relevantes para o setor, elaborada com base em pesquisa com as empresas participantes do Relatório.

A temática da Diversidade & Inclusão também ganhou mais destaque, com indicadores novos e um diagnóstico geral que traz uma boa notícia: o Relatório aponta que 94,4% das empresas participantes já adotam práticas de promoção da diversidade e não-discriminação.

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País.

Fonte: CNseg.