Planos de saúde ganharam 560 mil novos beneficiários em 2020


Os planos de saúde brasileiros tiveram um aumento de 560 mil beneficiários em 2020, um crescimento de 1,2%, o primeiro do setor desde 2014. Conforme prévia de dados divulgada pela ANS, apenas no mês de dezembro, foram 179 mil novos beneficiários, somando 47,6 milhões de pessoas.

Para a diretora executiva da FenaSaúde, Vera Valente, o resultado positivo demonstra que as pessoas, cada vez mais, reconhecem a importância da saúde suplementar. “Mesmo em meio a uma crise como a atual, buscam acesso à qualidade da assistência prestada pelos planos e seguros de saúde privados”. 

Ainda segundo a FenaSaúde, o intuito das operadoras é que ainda mais usuários possam contar com um plano de saúde privado. “Por isso, as empresas associadas à FenaSaúde têm se esforçado no sentido de tornar seus produtos mais aderentes às necessidades de uma população heterogênea como a nossa e mais acessíveis num mercado de trabalho cada vez mais marcado pela informalidade”, completa Vera.

Com relação a sinistralidade, o percentual de receita operacional da saúde suplementar consumida para pagar os custos de assistência chegou a 80% no último mês de 2020. Como exemplos, em dezembro a ocupação de leitos para atendimento à Covid-19 alcançou o maior índice do ano e, pela primeira vez em 2020, a taxa de ocupação geral de leitos ficou acima do verificado no mesmo período em 2019.


Fonte: Comunicação Sincor-SP