Projeto dá aula de violão a reeducandos da Penitenciária de Capela do Alto (SP)

Com o objetivo de ensinar aprendizado básico de música com apoio do violão, a Penitenciária Masculina de Capela do Alto, em São Paulo, junto com o Ação Pela Paz, com apoio da CNseg, realizou na unidade prisional o projeto “Música para Alma” que contou com um voluntário que é privado de liberdade na unidade prisional e possui o conhecimento para ministrar as aulas.

Foram duas turmas com oito reeducandos cada que puderam aprender sobre escrita musical, acordes, levadas rítmicas, entre outros assuntos. Das aulas saíram multiplicadores que poderão dar sequência a iniciativas com outros reeducandos, levando a música a mais pessoas. 

“O projeto uniu duas instituições, a Penitenciária e o Ação Pela Paz, que acreditam na música e no papel da cultura na ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Além disso, acreditaremos no poder da educação, uma vez que trabalhamos questões de aprendizagem, cognição e convívio, sendo oferecido como atividade complementar da escola da unidade prisional, tornando-a mais prazerosa e fazendo com que o reeducando goste mais do ambiente onde estuda”, comenta Rochelly Tatsuno, analista de projetos do Ação Pela Paz.

Os resultados da iniciativa são positivos! 83% dos participantes perceberam que o projeto contribuiu para a melhoria do convívio entre os companheiros da unidade, além de progresso no bem-estar e na crença na recuperação.

Quer saber mais sobre o Instituto Ação Pela Paz? Entre em contato com: contato@acaopelapaz.org.br


Fonte: CNseg