O que é vacinação?


A vacinação é uma forma simples, segura e eficaz de proteger as pessoas contra doenças nocivas, antes que entrem em contato com elas. Ela usa as defesas naturais do seu corpo para criar resistência a infecções específicas e tornar o sistema imunológico mais forte.

As vacinas treinam seu sistema imunológico para criar anticorpos, da mesma forma que quando é exposto a uma doença. No entanto, como as vacinas contêm apenas formas mortas ou enfraquecidas de germes, como vírus ou bactérias, elas não causam a doença nem colocam você em risco de complicações.

A maioria das vacinas é administrada por injeção, mas algumas são administradas por via oral (pela boca) ou pulverizadas no nariz.

Por que a vacinação é importante?

A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas – agora mais do que nunca. Hoje existem vacinas disponíveis para proteger contra pelo menos 20 doenças, como difteria, tétano, coqueluche, influenza e sarampo. Juntas, essas vacinas salvam a vida de até 3 milhões de pessoas todos os anos.

Quando somos vacinados, não estamos apenas protegendo a nós mesmos, mas também aqueles que estão ao nosso redor. Algumas pessoas, como aquelas gravemente doentes, são aconselhadas a não tomar certas vacinas – portanto, dependem de nós para se vacinar e ajudar a reduzir a propagação da doença.

Durante a pandemia da COVID-19, a vacinação continua a ser extremamente importante. A pandemia causou um declínio no número de crianças que recebem imunizações de rotina, o que pode levar a um aumento de doenças e morte por doenças evitáveis. A OMS (Organização Mundial da Saúde) exortou os países a garantir que a imunização essencial e os serviços de saúde continuem, apesar dos desafios colocados pela COVID-19.

A imunização é uma história de sucesso de saúde e desenvolvimento global, salvando milhões de vidas todos os anos. É um componente fundamental da atenção primária à saúde, e um direito humano indiscutível. É também um dos melhores investimentos em saúde que o dinheiro pode comprar.

No entanto, apesar do enorme progresso, muitas pessoas ao redor do mundo – incluindo quase 20 milhões de bebês a cada ano – têm acesso insuficiente às vacinas. Em alguns países, o progresso estagnou ou mesmo foi revertido, e há um risco real de que a complacência prejudique as realizações anteriores.

A cobertura vacinal global – a proporção de crianças em todo o mundo que recebem as vacinas recomendadas – permaneceu a mesma nos últimos anos.

As vacinas protegem contra muitas doenças diferentes, incluindo:

● Câncer cervical

● Cólera

● Difteria

● Hepatite B

● Gripe

● encefalite japonesa

● Sarampo

● Meningite

● Caxumba

● Coqueluche

● Pneumonia

● Poliomielite

● Raiva

● Rotavírus

● Rubéola

● Tétano

● Tifóide

● Varicela

● Febre Amarela

Algumas outras vacinas estão atualmente em desenvolvimento ou sendo testadas, incluindo aquelas que protegem contra ebola ou malária, mas ainda não estão amplamente disponíveis em todo o mundo.

Nem todas essas vacinas podem ser necessárias em seu país. Alguns podem ser dados apenas antes da viagem, em áreas de risco ou para pessoas em ocupações de alto risco. Converse com seu profissional de saúde para descobrir quais vacinas são necessárias para você e sua família.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) está trabalhando com países e parceiros para melhorar a cobertura vacinal global, por meio do “Plano de Ação Global de Vacinas 2011-2020”. Através do plano, QUEM:

1. Ajuda todos os países a se comprometerem com a imunização como prioridade, o que significa que a OMS trabalha com eles para definir metas e planos nacionais, bem como alocar recursos financeiros e humanos adequados.

2. Apoia indivíduos e comunidades a compreender o valor das vacinas e exigir a imunização como seu direito e responsabilidade.

3. Desenvolve planos e materiais para garantir que todas as pessoas recebam as vacinas.

4. Fortalece os sistemas de imunização para que possam servir de plataforma para outras intervenções de saúde.

5. Trabalha para aumentar o financiamento para imunização e garantir sistemas de fornecimento de vacinas seguros e confiáveis.

6. Desenvolve pesquisas direcionadas e inovações de desenvolvimento para vacinas novas e aprimoradas.


Fonte : Organização Mundial da Saúde, Comitê Técnico da ASAP

Sobre o Autor: Comitê Técnico Asap