97 anos SindsegSC: campanha online apresenta os dados estatísticos do setor de seguros brasileiro

Durante o mês de agosto o SindsegSC através das redes sociais apresentou dados estatísticos sobre o Setor de Seguros Brasileiro, ação essa que faz parte da programação dos 97 anos da entidade, que tem como fundação o dia 28 de agosto de1924.

Essa realização teve o objetivo de levar conhecimento para sociedade, de apresentar que o setor de seguros é extremamente importante para o desenvolvimento de várias atividades econômicas, além de ser um elemento importantíssimo para negócios e projetos, contribuindo para a sustentabilidade de empresas, famílias e indivíduos.

Para o presidente do SindsegSC, Luciano Vicente da Silveira, “mesmo devido à crise pandêmica do Covid-19, o seguro apresentou a sociedade de fato o papel que representa, e ensinou que devemos administrar melhor os riscos que fazem parte do nosso dia a dia. Atentar cada vez mais para proteger a família, a residência, o negócio, e os bens que formam nosso patrimônio”.

Conheça os posts publicados nas redes sociais Facebook e LinkedIN:

O seguro residencial continua a despertar o interesse do público, mantendo em 2021 a sua procura constante. Até maio de 2021, a arrecadação do seguro foi 19,2% maior do que a do mesmo período do ano passado. (Fonte: Conjuntura CNseg 49).

Já em 2021, a arrecadação do seguro Automóvel avançou 5,8%, acompanhando a recuperação da venda de veículos novos, cujo número de emplacamentos cresceu 26% nos cinco primeiros meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. O volume de concessão de crédito para aquisição de veículos também apresentou crescimento em maio de 2021. Segundo dados do Banco Central, foram disponibilizados no mês mais de R$ 16 bilhões em crédito para aquisição de veículos. (Fonte: Conjuntura CNseg 49).

O Seguro Rural é um dos mais importantes instrumentos de política agrícola, por permitir ao produtor proteger-se contra perdas decorrentes principalmente de fenômenos climáticos adversos. Segundo a Conjuntura CNseg 49, o Seguro Rural não sofreu impacto da pandemia. Em maio de 2021, a arrecadação avançou 29,9% sobre o mesmo mês do ano anterior, e o acumulando deste ano, o crescimento é de 38,3%.

Assistência médica é o tratamento de doenças e a preservação da saúde através de serviços médicos, farmacêuticos, enfermagem e outras profissões relacionadas.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os números de beneficiários exclusivamente de planos odontológicos, 27.681.068, em maio de 2021. Houve um crescimento de 9,0% na comparação entre os meses de maio deste ano e de 2020, conforme registra a Conjuntura CNseg 49.

Dados da FenaPrevi mostram que, desde março de 2020 até maio deste ano, já foram resgatados R$ 110 bilhões dos fundos de previdência complementar (PGBL e VGBL). O valor corresponde a mais de 10% das reservas destas aplicações, que somam R$ 1 trilhão, e é o maior montante já retirado para o período de 14 meses.

O mercado de Títulos de Capitalização registrou uma receita de R$ 7,6 bilhões entre os meses de janeiro e abril, um avanço de 5,3% em comparação a igual período do ano passado. Os dados são da FenaCap (Federação Nacional de Capitalização), que reúne todas as empresas de capitalização autorizadas a operar no País.

Estratégico ao crescimento, tático à proteção de riscos, o setor segurador cumpre um papel de destaque em duas frentes relevantes ao desenvolvimento nacional: no fomento das atividades, na condição de investidor institucional, e na reposição das perdas de bens segurados. Sua importância, reconhecida por players econômicos ou atores sociais, reflete-se em números grandiosos do setor. É líder em arrecadação de prêmios na América Latina, o 13º lugar no ranking mundial de seguros e gera mais de 177 mil empregos diretos – Fonte Relatório “O Setor de Seguros Brasileiro 2020”.

A grande prova do compromisso do setor com o desenvolvimento, foi as taxas de crescimento dos primeiros seis meses desse ano, que foram expressivas sobre o mesmo período de 2020. Essas taxas também reverteram completamente os sinais negativos observados naqueles seis meses sobre idêntico período de 2019 – Fonte Conjuntura 50 CNseg.

De acordo com “O Setor de Seguros Brasileiro 2020” divulgado pela CNseg, em 2020 – ano marcado pela pandemia – o setor cumpriu a sua missão de desonerar o Governo de gastos para amparo à sociedade. Na forma de benefícios, indenizações, resgates, sorteios, despesas médicas e odontológicas, foram pagos R$ 321 bilhões. O montante serviu, entre outros fatores, para a reposição de perdas financeiras, a retomada de negócios e a estabilidade das famílias.

Acompanhe as ações do SindsegSC no portal de informações www.sindsegsc.org.br e também nas redes sociais Facebook e LinkedIn.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras