Serviços de assistência residencial e cuidados preventivos ajudam a economizar energia


Cada vez mais os brasileiros estão sentindo o impacto no bolso do aumento com os gastos de energia elétrica. Um recente estudo da Global Petrol Prices apontou que a energia no Brasil é 37ª mais cara do mundo, em um ranking com 110 países, com um custo de US$ 0,13 por Kwh. Ao mesmo tempo, os brasileiros se mostram cada vez mais atentos e comprometidos, não apenas com a sustentabilidade do meio ambiente, como também no cuidado com um consumo mais consciente

Contar com serviços de assistência residencial e ações preventivas na economia doméstica são um grande diferencial para redução desses gastos. E é por isso que a Allianz Assistance, marca especialista em assistência 24h da Allianz Partners, apresenta algumas dicas sobre como se prevenir de gastos desnecessários e encontrar soluções alternativas para essa realidade.

Importância da manutenção preventiva

Dentre os diversos serviços oferecidos pela Allianz Assistance, há dois que podem ser importantes aliados na economia e consequentemente na redução de despesas com energia elétrica: a revisão e a inspeção elétrica dos equipamentos na residência. De acordo com a equipe de especialistas da Allianz Assistance, é necessário que o circuito elétrico e as tomadas da residência sejam compatíveis com os equipamentos utilizados no local para que assim, haja uma redução nas despesas com esse serviço.

Os maiores vilões da conta de luz nos domicílios são as duchas de banho, micro-ondas, ar-condicionado e churrasqueira elétrica. Esses equipamentos são responsáveis por um aquecimento durante o uso, o que faz com que seja necessário um gasto maior de energia. Por isso, é importante deixar sempre que possível estes equipamentos desligados, fora da tomada, e acioná-los somente durante o uso.

Já os itens que mais necessitam de reparos são as TVs, refrigeradores, ar-condicionado, forno elétrico e o micro-ondas. A má utilização desses equipamentos também está entre os fatores responsáveis por um consumo maior de energia, portanto, é necessário evitar o armazenamento de plásticos e papelão dentro do refrigerador ou geladeira, por exemplo.

Quando é necessário recorrer a um especialista?

É importante ter claro qual é a média de consumo e gastos com energia, fazendo um controle dos valores mais comuns. Ao observar um aumento superior aos meses anteriores, sem que haja uma mudança significativa no comportamento e uso dos equipamentos elétricos e eletrônicos, procure a ajuda de um profissional, para identificar o fator responsável por esse aumento.

Itens pouco considerados pelas pessoas como “chapinhas”, secadores de cabelo, torneiras elétricas e micro-ondas também devem ser utilizados preferencialmente ao longo do dia para evitar gastos. Observe também se o chuveiro ou outros dispositivos eletroportáteis são compatíveis com a rede elétrica, isso evita sobrecargas e um alto consumo desses equipamentos. Cada aparelho informa seu consumo conforme selo, portanto, o ideal é utilizar produtos que indicam o menor consumo e verificar a compatibilidade deles.


Fonte: JRS