Coração requer hábitos saudáveis e cuidado contínuo para envelhecer bem

Com o passar do tempo, o coração sofre alterações naturais que afetam a frequência cardíaca e a capacidade de bombear o sangue para o corpo. Manter hábitos de vida saudáveis e o realizar consultas frequentes com médicos de família são cuidados essenciais para que esses efeitos não afetem de forma significativa o dia a dia.

Nesta semana, são comemorados o Dia Mundial do Coração (29 de setembro) e o Dia Internacional do Idoso (01 de outubro). As datas buscam alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter o coração saudável e sobre o cuidado contínuo para um envelhecimento com mais qualidade de vida. Segundo estimativas do IBGE, aproximadamente um terço da população brasileira será de pessoas idosas até 2060.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que há cerca de 14 milhões de brasileiros com doenças cardíacas. Especialmente para essa população, medidas preventivas podem evitar 80% das mortes prematuras por infartos ou AVC.

Segundo o cardiologista Ricardo Casalino, diretor Médico da Qsaúde, as alterações estruturais no coração e as mudanças no sistema neuroendócrino (responsável, por exemplo, pela produção de hormônios) são dois dos principais motivos que explicam por que idosos têm tendência a aumento da pressão arterial. Essas mudanças fazem com que idosos sejam, em sua maioria, mais suscetíveis a problemas cardiovasculares. E muitas vezes, por comorbidades associadas, como diabetes, tabagismo e dislipidemia, apresentam doenças cardíacas mais graves.

“Com o passar dos anos, a capacidade adaptativa corporal vai decaindo e o coração, com seu envelhecimento, também é parte desse processo. Reconhecer e adotar medidas conscientes e preventivas é o melhor caminho”, afirma Casalino.

O médico ressalta a importância do acompanhamento do médico de família, que é responsável pelo cuidado da criança ao idoso, levando em conta avaliação pessoal, planejamento das ações e histórico do paciente e da sua família bem definidos. Com isso, é possível promover uma jornada de cuidado eficiente, com promoção de saúde e prevenção de doenças.

A Qsaúde oferece aos clientes, além dessa atenção contínua, uma ampla rede de excelência com os melhores hospitais do Brasil em São Paulo. Um deles é o Instituto do Coração (InCor), da Faculdade de Medicina da USP, que pelo segundo ano consecutivo foi eleito o melhor centro de cardiologia do Brasil pela revista Newsweek. A instituição também é a melhor da América do Sul para cirurgias cardiovasculares. Também parceiros da Qsaúde, os hospitais Israelita Albert Einstein, HCor e Alemão Oswaldo Cruz estão entre os melhores centros de cardiologia do mundo de acordo com a renomada publicação.

Manter a saúde do coração não exige cuidados complexos. Hábitos de vida saudável, como alimentação balanceada e prática de exercícios já contribuem bastante para isso. Atividades aeróbicas frequentes, por exemplo, ajudam a promover melhora das condições cardiopulmonares.

Fonte: Revista Cobertura