Mercado de seguros é fenômeno global e atrai investimentos, apontam especialistas

   

Para apresentar tudo que o setor de seguros tem a oferecer em termos de tecnologia e empreendimento, a ENS promoveu mais duas lives do Circuito de Empreendedorismo Insurtech, nos dias 14 e 21 de outubro, no canal da Instituição no YouTube. O encontro desta semana contou com a presença dos executivos da 88i Seguradora digital, Fernando Moreira (CEO e presidente) e Rodrigo Ventura (fundador), que conversaram com o docente da ENS, Samy Hazan.

Mercado é a bola da vez

Questionados por Samy Hazan acerca do atual ambiente de investimentos para insurtechs no Brasil, Rodrigo Ventura afirmou que não faltam oportunidades para o desenvolvimento de negócios para novas empresas de tecnologia no setor de seguros. “Temos atualmente um cenário turbulento político, mas, olhando para o contexto global, podemos dizer que dinheiro no mundo tem, falta projeto bom. Estamos em um momento de transformação do mercado de seguros, mundialmente falando. A bola da vez está no mercado de seguros. Os investidores globais estão olhando para projetos relevantes que estão pipocando mundo afora”.

Fernando Moreira completou informando que, no segundo trimestre de 2021, foram investidos US$ 4,8 bilhões de dólares em insurtechs no mundo todo. “Isso representa 210% de aumento em relação ao período anterior e 89% de crescimento em relação ao primeiro semestre de 2021. Então, se a pergunta é, estão investindo em insurtechs? Sim. No Brasil? Também. Isso está acontecendo, é um fenômeno global, que só vai ajudar a levar mais proteção para as pessoas.

Conselho de empreendedor

Na live da semana anterior, o gerente Regional São Paulo da ENS, Ronny Martins, recebeu Kleber de Paula, CEO da Cliente Agente.

No bate-papo, de Paula falou sobre as ferramentas necessárias para quem deseja empreender no ramo. “Hoje, se fosse começar do zero, pensaria no que me incomoda, onde está o meu inconformismo. O que minha habilidade pode trazer de benefícios para pessoas que estejam inconformadas com alguma coisa. Todas as grandes iniciativas do mercado nasceram assim”.

Segundo o especialista, existem dois trabalhos paralelos a serem executados no setor de seguros, que são vender e aculturar. “Temos que entender que o seguro não é opcional e que precisamos transferir os riscos. Se você vai empreender no seguro, pense qual risco que sente mais, o que é uma dor. Foque primeiro nesse risco e trabalhe para aculturar as pessoas. Tem futuro aquele que vê o seguro como um bom negócio”.

Ele destacou ainda que é fundamental que as empresas tenham uma identidade e posicionamento, porém, atualmente, os consumidores estão buscando quem está por trás do CNPJ. “Todos os grandes empreendedores estão nas redes sociais, porque a opinião deles importa. As pessoas querem saber a história, os valores. A cada dia que passa, mais precisamos deixar nossa marca no mundo”.

Por fim, o executivo ressaltou que não é possível pensar em entrar no mercado imaginando que o digital é opcional. “O digital é um ambiente 24 horas ligado. As pessoas fazem praticamente tudo na telinha e, se não estiver na telinha, está fora do cotidiano das pessoas. Não tem mais como se estabelecer hoje sem presença digital”, frisou.

Próximo encontro

A décima live do Circuito de Empreendedorismo Insurtech, que acontecerá no dia 28 de outubro, terá como convidado o especialista Mauricio Martinez, da Oxigênio Aceleradora, que conversará com Ronny Martins, gerente da ENS, sobre tendências e novas tecnologias. O encontro terá início às 17h e será transmitido pelo canal da ENS no YouTube.


Fonte: ENS