Seguradora francesa Axa vai investir 1,5 bilhão de euros no manejo florestal sustentável

Boletim de Monitoramento | 20 de outubro de 2021

A agência Reuters noticiou recentemente que seguradora francesa Axa declarou nesta semana que vai investir 1,5 bilhão de euros (o equivalente a US$ 1,74 bilhão) para apoiar o manejo florestal sustentável, como parte dos novos compromissos para combater o desmatamento e preservar a biodiversidade. O projeto inclui 500 milhões de euros em projetos de reflorestamento em países emergentes e o aumento do rigor em relação aos seus requisitos de investimento e concessão de seguros a empresas que contribuam ativamente para o desmatamento.

A esse respeito, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que “o mais recente relatório do IPCC concluiu que a atividade humana tem significativa parcela de responsabilidade pelas mudanças climáticas. Apesar de alguns efeitos dessas mudanças já serem considerados irreversíveis, ainda há tempo para mitigar os impactos mais catastróficos no clima. Diante disso, empresas do mundo todo têm discutido reduções nas emissões de carbono e projetos de compensação imediata, como créditos de carbono por exemplo”.

No Brasil, a sexta edição do Relatório de Sustentabilidade da CNseg, publicado recentemente, também demonstra o forte comprometimento do setor de seguros brasileiro com a integração das questões Ambientais, Sociais e de Governança, conhecidas pela sigla ASG. Marcio Coriolano disse ainda que a iniciativa da AXA representa mais uma relevante contribuição do setor para o clima, não apenas por mitigar os riscos físicos, mas também os reputacionais e os de transição, uma vez que uma das ações inclui a exclusão de empresas envolvidas em grandes controvérsias sobre o uso da terra ou desmatamento ilegal de sua estratégia de investimentos”.

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/

Fonte: CNseg