MEC autoriza novas graduações tecnológicas para 2022


O mercado de educação no Brasil contará com novas opções para o ensino superior, no próximo ano. O Ministério da Educação (MEC) deu parecer favorável para a ENS ofertar três graduações tecnológicas inéditas e outras já existentes em novas modalidades (online e presencial) e cidades (Rio de Janeiro e São Paulo).

Com essas autorizações, o portfólio da Escola passa a contar com duas graduações consideradas inovadoras pelo MEC, a de Gestão de Dados e a de Riscos Logísticos, que só a ENS possui. Os dois cursos serão ofertados na modalidade presencial, em São Paulo (SP), a partir do primeiro semestre de 2022. A capital paulista também passará a ofertar a tradicional graduação em Gestão de Seguros.

Na modalidade online, serão cinco lançamentos: Marketing, Gestão de Seguros, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Processos Gerenciais, que já faziam parte da grade e que estarão disponíveis também no formato virtual, a partir do primeiro semestre de 2022.

Reingresso e tronco comum

Foram autorizados ainda os cursos de Gestão de Dados e de Riscos Logísticos, que serão ofertados na modalidade presencial, no Rio de Janeiro (RJ), em data a ser definida. Além disso, a ENS recebeu aval do MEC para ministrar a graduação em Comércio Exterior na capital paulista, também com data de lançamento a ser anunciada.

Outra grande novidade é que os formandos de qualquer graduação da ENS que desejarem obter dupla diplomação poderão aproveitar os créditos do primeiro curso e solicitar reingresso em outro, com a possibilidade de concluí-lo em um período mais curto e investimento menor.

Para os egressos das graduações em Finanças, Marketing, RH e Processos Gerenciais, a grade do primeiro ano poderá ser aproveitada integralmente para formação em um segundo programa, já que os dois primeiros semestres destes cursos possuem um tronco comum de disciplinas. O mesmo é válido para as graduações de Riscos Logísticos e de Gestão de Seguros. No caso da graduação em Gestão de Dados, o aproveitamento é de apenas um semestre.

“Após uma ampla pesquisa de mercado e análise profunda das principais áreas de negócios do País, desenvolvemos produtos pautados nas necessidades das empresas e nos perfis que as organizações buscam hoje para contratar. Observamos que algumas das áreas mais promissoras no Brasil ainda são carentes de mão de obra qualificada e queremos abraçar este público, visando preencher essa escassez por profissionais atualizados e capacitados, garantindo também a possibilidade de carreiras ascendentes”, declara o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto.

Todas as informações sobre os novos cursos de graduação tecnológica da Escola serão divulgadas no site ens.edu.br e no hotsite profissaosegura.com.br.


Fonte: ENS