A importância da educação securitária para o setor segurador

22 de Novembro de 2021 - Educação em Seguros - Ciente da importância do seguro para a proteção e desenvolvimento de indivíduos, empresas e até mesmo do nosso país, o setor segurador sempre valorizou e investiu no tema da educação em seguros. A CNseg e suas quatro Federações associadas possuem seu Programa de Educação em Seguros e, junto com diversas seguradoras, participa anualmente da Semana Nacional de Educação Financeira, mas as iniciativas do setor segurador vão muito mais além.

A Tokio Marine, por exemplo, conta com uma Universidade Corporativa (Tokio Saber) com mais 150 cursos distribuídos em 9 Escolas de Negócios. Seu público principal são os colaboradores da seguradora, mas seus familiares também podem assistir às palestras online. A iniciativa se enquadra na “Escola BemEstar”, que traz, por meio de através vídeo aulas, temas voltados a saúde física, emocional e financeira do colaborador, em parceria com a consultoria SUNO.

Já a Fundação Mapfre, que tem a educação financeira e em seguros e previdência social como um dos pilares fundamentais de sua atuação, utiliza ferramentas como o jogo de negócios bugaMAP, aplicado em parceria com instituições de ensino, para simular a tomada de decisão empresarial em uma companhia seguradora. Nesse jogo, os alunos de graduação de Ciências Contábeis, Atuariais e correlatos se dividem em grupos e gerenciam, por meio de um software, a precificação, subscrição política de resseguro e esforço comercial que simula uma seguradora.

No mesmo sentido de gamificação, a Fundação Mapfre também possui o FINEXIT, que utiliza conceitos financeiros e de seguros em meio a uma dinâmica de jogo, onde o objetivo é desvendar pistas para resolver um mistério e “escapar da sala”. O jogo é utilizado em cursos técnicos na Espanha e deve ser trazido para o Brasil em 2022. Por fim, o site “Seguros e Pensão para Todos”, funciona como um verdadeiro repositório de conteúdos didáticos a respeitos dos fundamentos que permeiam produtos de seguros e de previdência social. Esse site também deve ser adaptado e trazido para o Brasil em 2022.

Representantes de ambas as seguradoras participaram, em 9 de novembro, de workshop promovido pela Susep como ação integrante da 8ª Semana Nacional de Educação Financeira, quando relataram as ações acima descritas.

A educação securitária permite que os cidadãos se tornem mais conscientes a respeito dos riscos a que estão expostos, ajuda a ganhar confiança na gestão de seu orçamento e a tomar as melhores decisões em termos de proteção securitária.

Clique aqui e conheça as iniciativas do Programa de Educação em Seguros da CNseg

Fonte: CNseg