SindsegSC: Não deixe sua saúde mental passar em branco

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso.

De acordo com o site, o Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

A campanha é realizada no primeiro mês do ano pois, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. Saiba mais sobre as campanhas de conscientização do Janeiro Branco!

Assim, o CVV — Centro de Valorização da Vida, fundado em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente nos mais de 120 postos de atendimento (CVV de Blumenau) ou pelo site www.cvv.org.br por chat, e e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 4000 voluntários, localizados em 24 estados mais o Distrito Federal.

Se você ou outra pessoa estiver precisando de ajuda, procure pesquisar, conversar com o CVV e pedir auxílio médico. Não deixe sua saúde mental passar em branco.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina
*Com informações do Site Janeiro Branco e CVV.