Dyogo Oliveira diz que setor vive grande inovação

Em entrevista ao Valor Econômico, o futuro presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Dyogo Oliveira. afirmou que o mercado de seguros passa por um momento de grande de inovação, o que traz uma excelente oportunidade para o setor. “Estamos em um momento de muita transformação e engajamento, tanto pelas insurtechs e novos entrantes quanto pelas empresas que já estavam no mercado”, assinalou.

Segundo ele, o ‘open insurance’ é um dos elementos de transformação. “É importante lembrar que o Brasil é pioneiro na matéria”, acrescentou, lembrando ainda que o País será “o primeiro ou um dos primeiros” a implementar um ambiente de compartilhamento no setor.

Oliveira enfatizou que o setor já alcança uma taxa de 85% de volume de informações de produtos do mercado já entregues para o novo ambiente. “As APIs, ou seja, as interfaces digitais que possibilitam esse compartilhamento, correspondem a 85% do mercado”, pontuou.

Mas, na avaliação dele, apesar do esforço das companhias, serão necessários alguns ajustes de cronograma e de escopo. “Tem produtos em que o tipo de comercialização não tem ganho em estar no open insurance, como aqueles feitos para um grupo muito pequeno de clientes, como seguro para indústria nuclear ou de petróleo”, exemplificou.

De acordo com o futuro presidente da CNseg, o mercado está avaliando o cronograma, que “é muito apertado”. Para ele, algumas questões regulatórias e mesmo da interoperabilidade foram alteradas para “se adaptar a um cronograma mais factível”.
Fonte: CQCS | Seguro Gaúcho