Zurich seleciona startups que passarão por processo de aceleração com o Brasil

Mais de 2.700 startups de todo o planeta participaram da 3ª edição do campeonato mundial de inovação do Zurich Insurance Group, o Zurich Innovation Championship (ZIC), cujas inscrições ocorreram ao longo de 2021. Considerado um dos programas com maior participação global de startups do mercado segurador mundial, o ZIC 2022 teve concluída uma etapa decisiva na última semana de abril: a escolha das 12 jovens empresas que serão aceleradas pelas filiais da seguradora. Destas, duas atuarão junto à Seguradora Zurich no Brasil.

Uma é a americana Salient, que conta com uma tecnologia que permite que sejam feitas previsões de desastres naturais com antecedência entre 2 e 52 semanas. Dessa forma, podem ser disparados alertas de eventos extremos, reduzindo as perdas nos sinistros e possibilitando a acurácia da precificação do seguro, entre outros benefícios que serão estudados pela Seguradora Zurich.

A outra é a israelense Keepers. Ai, que desenvolveu uma solução que detecta o cyber bullying por meio de um aplicativo. Entre outras possibilidades, a tecnologia permite identificar mensagens nocivas endereçadas aos filhos e enviar notificações aos pais.

“No ZIC 2022, o Zurich Insurance Group procurou startups com iniciativas que abordassem os desafios do negócio relacionados à simplificação, à sustentabilidade, à prevenção e mitigação de riscos, além de reimaginar o próprio setor de seguros. As empresas que passarão pelo nosso programa de aceleração apresentaram projetos completamente aderentes a esses desafios. Estamos bastante animados com as próximas fases do processo”, diz o Diretor Executivo de Tecnologia e Operações da Seguradora Zurich, Marcelo Alvalá.

Ele se refere às próximas 13 semanas, durante as quais a Salient e a Keepers.Ai prepararão um plano operacional para aumentar a proposta de negócios conjuntos, ou seja, entre elas e a Zurich. Cada qual receberá US$ 100 mil para cobrir os principais custos das iniciativas apresentadas. Em um primeiro momento, a Salient trabalhará mais próxima do Brasil, enquanto a Keeper.Ai fará a aceleração junto ao Japão (a startup também venceu neste país e na Argentina).

ZIC 2022

Na presente edição do Zurich Innovation Championship (ZIC), 28 unidades de negócio da Zurich foram as responsáveis pelas 2.762 inscrições – processo em que a filial brasileira se destacou, com 98 projetos. O número a colocou entre os 10 países que mais participaram com indicações (ou seja, com startups inscritas que tinham interesse em trabalhar com a filial do Brasil).

Das 5 semifinalistas selecionadas no país, 2 figuraram entre as escolhidas para participar do programa de aceleração da companhia. Em um trabalho liderado localmente pela equipe de inovação da Seguradora Zurich no Brasil em parceria com a Zurich Santander, o Brasil se destacou, já que ter dois finalistas é um feito só igualado por unidades do Grupo nos Estados Unidos e Suíça.

A 3ª edição do Zurich Innovation Championship superou todas as expectativas, com um número maior de inscrições em comparação às 1.350 da anterior. “O ZIC é um evento de startup estabelecido e uma parte integrante de nossa estratégia de inovação, que também ajuda a impulsionar uma cultura de inovação em toda a companhia, tanto interna quanto externamente”, finaliza Marcelo.

Todas as iniciativas efetivamente selecionadas para implementação serão oficialmente apresentadas em outubro, como parte das celebrações do aniversário de 150 anos do Grupo Zurich.

Sobre a Seguradora Zurich

A seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado. Saiba mais em www.zurich.com.br.

O Zurich Insurance Group (Zurich) é um segurador líder multilinha que serve mais de 55 milhões de clientes – tanto pessoas físicas como empresas – em mais de 210 países e territórios. Fundada há 150 anos, a Zurich vem transformando o setor segurador. Além de fornecer proteção por meio dos seguros, a Zurich disponibiliza cada vez mais serviços de prevenção, como por exemplo os serviços que promovem o bem-estar e os que reforçam a resiliência climática. O Grupo Zurich tem cerca de 56 mil colaboradores e tem sede em Zurique, na Suíça. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está cotado na SIX Swiss Exchange e tem um programa de American Depositary Receipt (ZURVY) de nível I, que é negociado livremente no OTCQX.

Fonte: Segs