Você sabia? Em 2021, foram 19,7 milhões de veículos segurados.

De acordo com a Conjuntura Nr. 72 da CNseg de 08 de junho de 2022, o Seguro Automóvel segue pelo 5º mês consecutivo com taxa de crescimento de dois dígitos. O montante de R$ 3,9 bilhões em prêmio foi de 27,4% maior do que o registrado no mesmo mês em 2021. No trimestre (R$ 10,6 bilhões), cresceu 23,4% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (R$ 8,6 bilhões). O pagamento de indenizações no seguro Automóvel também segue com crescimento expressivo. Somente nos três meses de 2022, foram pagos R$ 7,2 bilhões, expansão de 40,7% sobre o mesmo trimestre do ano passado. Esse montante pago em indenizações é equivalente à compra de 102 mil veículos com preço médio de R$ 70 mil - aproximadamente a quantidade de veículos emplacados em março de 2021.

No ano de 2020 foram 18,8 milhões de veículos segurados. Esses são dados que constam no folder "O Setor de Seguros Brasileiro", produzido pela CNseg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, e em 2021, 19,7 milhões de veículos segurados, conforme registra o quadro abaixo.

História

De acordo com a ENS – Escola Nacional de Seguros na apostila ‘Seguro de Automóveis RCF - Responsabilidade Civil Facultativo e APP – Acidente Pessoal de Passageiro’, após a segunda Revolução Industrial, na fase do desenvolvimento industrial que ocorreu entre 1860 a 1914, surgem os primeiros automóveis. Para se ter uma ideia, em São Paulo, no ano de 1893, a população era de aproximadamente 200.000 habitantes. O povo, um tanto assustado e encantado, observava um carro aberto com rodas de borracha, movido a vapor, com caldeira, fornalha e chaminé, levando dois passageiros. Quatro anos depois, na cidade do Rio de Janeiro, o automóvel já causava furor. José do Patrocínio nascido em Campos, famoso homem das letras brasileiras, vivia passeando em seu maravilhoso automóvel, também movido a vapor, pelas ruas do Rio, causando inveja aos seus compatriotas.

Naquela época, surgiam também os primeiros sinais da necessidade de um tipo de Seguro de Automóveis, como fator de proteção, que viesse a cobrir os danos sofridos e causados a terceiros por esses veículos automotores, independentemente da sua fonte de alimentação. O Seguro de Automóveis, conjugado com RCF e APP, é considerado um dos mais importantes dos Ramos Elementares, por conta do volume expressivo de prêmio, riscos e sinistros que administra. Os serviços agregados ao seguro ampliaram o conceito original de seguro para um conceito de prestação de serviços. São utilizadas empresas especializadas em oferecer serviços que visam conforto, mais segurança e tranquilidade dos segurados.

Seguro de Automóveis

Os Seguros de Automóvel, RCF e APP têm como objetivo garantir os veículos terrestres de propulsão a motor que se destinam ao transporte de pessoas ou cargas, bem como seus reboques, quer de uso particular ou comercial, dentro do território nacional ou fora dele, contra prejuízos e despesas, devidamente comprovados e decorrentes dos riscos cobertos, até o valor dos respectivos Limites Máximos de Indenização. O seguro popularmente chamado de Automóvel abrange o conjunto das seguintes coberturas: Casco, Responsabilidade Civil Facultativo e Acidente Pessoal de Passageiro.

Existem várias modalidades de contratação, com vários tipos de cobertura. Procure um (a) profissional corretor (a) de seguros habilitado (a) ou as seguradoras associadas ao SindsegSC e conheça mais sobre Seguros de Automóveis.

Mais dados serão apresentados pelo SindsegSC, acompanhe o portal de informações https://www.sindsegsc.org.br e as redes sociais da entidade.

Contribuindo com o Saber

Há mais de 90 anos o SindsegSC atua na disseminação do conhecimento através do projeto “Contribuindo com o Saber” levando a cultura do seguro para sociedade, com informações educacionais, institucionais, sociais, comunicação e de relações com o mercado. Acompanhe a campanha “Você Sabia?” e compartilhe para sua rede de relacionamento.

Acompanhe as notícias da campanha “Você Sabia?”:

Você Sabia? Capitalização, um universo de oportunidades.

Você sabia? Veja os números de 2020 e 2021 em relação aos planos de previdência coletivas e individuais

O Seguro Rural é de fundamental importância para atender a atividade agrícola

Em 2021 foram registrados 49 milhões de beneficiários de assistência médica

Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina dá início a campanha Você Sabia? com dados do setor de seguros brasileiro