Conheça os vencedores do Concurso de Artigos Acadêmicos em Seguros ENS/PUC-Rio

Os vencedores da primeira edição do Concurso de Artigos Acadêmicos em Seguros foram apresentados nesta quinta-feira, dia 25. Organizado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o concurso, cujo objetivo era divulgar e promover o conhecimento e a educação do Seguro em todo o País, fomentando a literatura do setor, teve sua cerimônia de premiação realizada no auditório da ENS, no Rio de Janeiro.

Os trabalhos concorrentes aos mais de R$100 mil em premiações foram avaliados por 30 acadêmicos com doutorado e pós-doutorado, que escolheram os melhores artigos de cada uma das três categorias, além da premiação especial.

Na categoria Tecnologia e Inovação em Seguros, denominada Prêmio Andrea Levy, o vencedor foi o artigo “Transformação digital no mercado de seguros – uma análise comparativa”, do doutor pela COPPEAD-UFRJ na área de inovação social, Marcelo Dionísio, em parceria com o também acadêmico Fábio Medeiros. O estudo se baseia em uma revisão sistemática envolvendo transformação digital em seguros, comparando as principais tendências e desafios do setor segurador brasileiro com o setor segurador internacional.

A categoria Direito do Seguro e Resseguro, também conhecida como Prêmio Robert Bittar, teve como vencedor o artigo “A insatisfação do consumidor brasileiro em tempo de pandemia – um estudo do mercado de seguros”, do professor da ENS e doutor em comunicação semiótica, Mauro Laruccia, junto com o também professor da ENS Dalto Cusciano. O trabalho levantou, durante a pandemia, os dados de reclamações de seguro na plataforma Consumidor.Gov para identificar as eventuais insatisfações dos consumidores de seguro no momento pós compra.

A terceira categoria a ter os vencedores anunciados foi a de Regulação do Mercado, conhecida como Prêmio Marco Antonio Rossi. O trabalho premiado foi o denominado “A privacidade de dados no open insurance”, da doutoranda em Administração de Empresas Luiza Neves Marques da Fonseca, em parceria com Bernardo Barroso. O trabalho avalia o nível de confiança dos consumidores em relação à privacidade dos dados que ficarão disponíveis no open insurance e a disposição dos mesmos em aderir ao sistema. No momento de receber a placa de premiação, Luiza disse estar particularmente emocionada por sua categoria homenagear Marco Antonio Rossi, que foi presidente da CNseg justamente na época em que ela estagiava na Confederação Nacional das Seguradoras. Outra coincidência é que Bernardo, seu parceiro no estudo, também trabalhou na CNseg na mesma época, ambos na Superintendência de Relações de Consumo e Sustentabilidade (SUREC).

Último a ser anunciado, o artigo “Direct approach to assess risks adjustment under IFRS17” foi o vencedor da categoria especial. Realizado pelo doutorando Thiago Pedra Signorelli, em parceria com César Neves (Susep) e Carlos Heitor Campani (COPPEAD), o trabalho buscou avaliar, com base na matemática atuarial e em estatísticas, os ajustes de riscos da regulação do IRFS17, a norma internacional de relatórios financeiros emitida pelo International Accounting Standards Board que deve entrar em vigor em janeiro de 2023.

Assista abaixo a íntegra da cerimônia

Fonte: CNseg