Mais proteção financeira para o futuro

Os jovens brasileiros da geração Z – nascidos entre 1995 e 2003 – e os millenials – entre 1983 e 1994 – estão preocupados com o rumo das suas finanças no futuro. É o que mostram os dados do levantamento “Gen Z and Millennial Survey 2022”, realizado pela Deloitte. Segundo o estudo, 56% dos gen Z e 57% dos millenials são mais propensos a viver do salário do mês, sem reservas, mas receiam que o valor não seja suficiente para cobrir todas as despesas e gastos extras. Apesar disso, os millenials se sentem financeiramente seguros (55%) e confiantes de que poderão se aposentar confortavelmente (53%). Entre a geração Z, o número cai para 40% e 39%, respectivamente.

Segundo Estevão Scripilliti, diretor da Bradesco Vida e Previdência, esses dados evidenciam a grande lacuna cultural voltada para a educação financeira, que foi se perpetuando de geração em geração. “A estratégia dos brasileiros ainda é muito focada nas conquistas imediatas. Mas, atualmente, para tentar garantir o futuro mais tranquilo e com qualidade de vida que os jovens tanto almejam, é essencial que se comece a formar reservas financeiras desde cedo. E previdência privada é um instrumento que pode ajudar na conquista desse objetivo”, afirma.

Dentre as principais vantagens dos planos de previdência, o especialista destaca a flexibilidade, que permite ao participante efetuar aportes a qualquer momento, alterar o regime de tributação do plano e os beneficiários, além de aumentar ou diminuir o valor da contribuição, que pode começar em R$ 50. Os produtos de previdência privada atendem aos mais diferentes perfis de investidores, desde os mais conservadores até os mais agressivos. “O ideal é reservar todos os meses uma parte da renda mensal para objetivos de longo prazo, seja a aposentadoria, um intercâmbio ou até mesmo a abertura de um negócio”, complementa.

Proteção e seguro de vida no radar dos jovens

Apesar da cultura de planejamento financeiro ainda não ser tão forte no país, as incertezas dos últimos anos foram fator de relevância para que as pessoas revisitassem sua estratégia e avaliassem o nível de proteção e segurança de que dispõem hoje e como podem melhorá-lo. O resultado disso foi o aumento na procura pelo Seguro de Vida, que cresceu 16,2% no primeiro semestre de 2022. A Bradesco Vida e Previdência vem registrando uma alta na procura também entre os jovens.

“O Seguro de Vida proporciona amparo diante de imprevistos, como perdas inesperadas e afastamento temporário do trabalho, além de proteção de reservas e investimentos, garantindo a manutenção do padrão de vida e do bem-estar. É um recurso que garante um horizonte de segurança, e os jovens estão percebendo isso cada vez mais”, ressalta Bernardo Castello, Diretor da Bradesco Vida e Previdência.

Atenta aos interesses desse público super conectado e ágil, a seguradora já vem adaptando sua grade de ofertas. “Tanto no seguro de vida quanto na previdência privada, já existem produtos que atendem às necessidades dos jovens. O mais indicado é combinar os dois planos, aliando a reserva de longo prazo à cobertura de emergência para uma situação inesperada, como uma doença grave”, aconselha Bernardo.

Confira algumas dicas dos especialistas para quem deseja iniciar a sua jornada de proteção para o futuro

Nunca é tarde para começar, mas, quanto mais cedo, melhor – No caso da previdência privada, é possível começar a partir de qualquer idade. No seguro de vida algumas coberturas podem ser contratadas desde os primeiros anos de vida, outras vão depender da faixa etária. É importante saber que, quanto antes começar, mais reservas terá para atingir os objetivos futuros e mais segurança para correr atrás dos seus sonhos.

Estabeleça o seu propósito e reavalie periodicamente – Os planos de previdência privada podem ser indicados não apenas para aposentadoria, mas também para diversos objetivos de médio e longo prazo. No caso do seguro de vida, é importante avaliar quais coberturas fazem mais sentido para o seu momento atual. Esses planos devem ser revisados constantemente para que continuem fazendo sentido para o contexto atual.

Se organize financeiramente e busque planos que caibam no seu bolso – Hoje em dia, é possível iniciar um plano de previdência privada investindo a partir de R$ 50. O seguro de vida também está cada vez mais acessível, com planos personalizáveis. Desta forma, é possível iniciar investindo valores menores, que caibam no bolso e, ao longo do tempo, aumentando os aportes e coberturas. 

Fonte: Sonho Seguro