Principais inovações para o seguro agrícola

O trabalho diário dos agricultores do mundo – desde um ou dois acres/hectares de um pequeno produtor até grandes agronegócios – sustenta a todos nós. No entanto, eles enfrentam inúmeros desafios, entre os quais o acesso ao seguro agrícola, devido às restrições impostas aos produtos de seguro e à complexidade da avaliação dos riscos agrícolas. Agora, graças às inovações tecnológicas, incluindo melhores métodos de coleta de dados de safras e análises de inteligência agrícola (AgI), as seguradoras podem reduzir custos operacionais, melhorar o desempenho de subscrição, oferecer cotações de seguro adequadas e rastrear os fatos com mais eficiência. Aqui estão apenas algumas maneiras pelas quais a digitalização e outras tecnologias podem aumentar o seguro agrícola:

Atualizar coleta de dados

A coleta de dados digitais em campo - com pontos de dados, incluindo hora, local e carimbos de usuário - fornece informações para uma gestão eficaz de subscrição e sinistros, reduzindo os custos operacionais.

A tecnologia minimiza os erros humanos e permite que resultados complexos, como cálculos de danos com base no valor estimado das culturas quando ocorre um evento prejudicial, sejam automatizados e fluam perfeitamente do campo para as mesas dos tomadores de decisão, em tempo real.

Esses insights em tempo real melhoram a eficiência das operações de seguros, ao mesmo tempo em que criam um banco de dados estruturado de eventos em campo, facilitando a identificação de padrões ou irregularidades que podem focar em inspeções de campo presenciais posteriormente.

Agilizar cotação

Esqueça as múltiplas formas e a espera interminável. A digitalização no ponto de venda facilita o processo de solicitação e cotação e aumenta a adesão do usuário. AgI pode ser usado para criar modelos de risco incluindo cotações mais precisas nos campos. Isso pode reduzir os custos premium, pois a automação reduz as despesas administrativas e operacionais.

Facilite a subscrição

Os dados de campo digitalizados facilitam a análise de vários conjuntos de dados geoespaciais. Considere a altitude, tipo de solo, histórico climático, histórico de sinistros, etc., para obter uma visão mais completa dos padrões de risco. Além disso, os conjuntos de dados podem ser usados ​​para determinar o risco individual – examinando, por exemplo, fazendas específicas e comparando-as com fazendas equivalentes na mesma região que cultivam as mesmas culturas. Uma fazenda está empregando um método de cultivo diferente que resulta em melhores colheitas do que a outra fazenda? Quais são as outras variáveis? Esses insights podem ajudar as seguradoras a selecionar riscos "bons", a chave para alcançar uma linha de negócios lucrativa.

Otimize o monitoramento e a gestão de sinistros As seguradoras obtêm os insights críticos de que precisam para determinar o risco imediato e de longo prazo e sabem onde concentrar seus recursos usando dados em tempo real ao rastrear fontes de dados remotas, como índices de vegetação de satélites e estações meteorológicas. Talvez uma inspeção de campo remota baseada na comparação de dados de várias fazendas seguradas possa revelar que uma está tendo problemas que outras não estão enfrentando. A seguradora pode então enviar alguém para uma inspeção pessoal para identificar as principais variáveis, seja uma infestação de pragas, práticas de irrigação inadequadas ou quaisquer impedimentos ao sucesso do agricultor. As respostas a essas e outras perguntas formam os dados que evitarão perdas para todas as partes.

Habilite a educação do agricultor

A falta de compreensão por parte da comunidade agrícola do âmago da questão do seguro agrícola é uma das razões para sua incapacidade de acessar seus benefícios. Por exemplo, o seguro paramétrico, no qual os pagamentos ao segurado são baseados em diretrizes externas ou visíveis (por exemplo, nível de chuva) em vez de danos medidos e verificados, pode ser um conceito difícil de digerir para alguns agricultores. A tecnologia pode ir longe no fornecimento de educação em seguros. Imagine uma ferramenta que possa imitar situações de pagamento para ajudar os agricultores a entender como aplicar o conceito de seguro paramétrico em suas vidas reais. Isso será necessário para conquistar os agricultores e aumentar a penetração do seguro agrícola no mercado.

Um foco na inovação nos níveis de fazenda e seguro pode trazer mudanças significativas para o estado da agricultura global, adicionando níveis de estabilidade à agricultura que antes eram impossíveis. Quanto mais estável for o ambiente agrícola, mais fácil será manter cadeias de fornecimento mais fortes, focadas em garantir que a crescente população mundial tenha o suficiente para comer durante esses tempos de mudanças climáticas extremas.

Fonte: Insurtalks