O que é o seguros de responsabilidade civil?

Nos últimos meses, recebemos diversos comentários aqui no Espaço Sompo com dúvidas sobre o Seguro de Responsabilidade Civil. Para quem não sabe, o Seguro de Responsabilidade Civil tem por finalidade garantir a indenização ao segurado por danos, não intencionais, corporais e/ou materiais causados a terceiros.

Mas afinal, o que é responsabilidade civil?

A ideia de responsabilidade civil está relacionada à noção de não prejudicar o outro. Ela pode ser definida como a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra.

Pense em um acidente provocado, sem nenhuma intenção por você: seu cachorro mordeu a vizinha ou sua empregada caiu da escada, por exemplo…

Em casos assim, é sua responsabilidade arcar com as despesas para que a pessoa acidentada se recupere, certo? É exatamente aí que o Seguro de Responsabilidade Civil entra em cena.

O principal objetivo desse tipo de seguro é garantir segurança e tranquilidade financeira ao segurado frente a imprevistos como esses. Situações que podem se tornar uma grande dor de cabeça ficam um pouco mais tranquilas com esta cobertura.

O que muita gente não sabe é que o Seguro de Responsabilidade Civil pode ser contratado tanto individualmente quanto como uma cobertura adicional para outro tipos de seguro, como o Seguro Residencial, por exemplo.

No caso caso do Seguro Residencial, é possível contratar adicionalmente vários tipos de seguros de Responsabilidade Civil, como Familiar, Danos Morais, Prática de Esportes e Empregados Domésticos.

Destacamos que no caso da contratação destes seguros complementares, não apenas o seu imóvel e pertences estarão protegidos, mas toda a sua família. Então vamos entender melhor como isso funciona?

Abaixo alguns exemplos de situações reais que podem acontecer em nosso dia a dia nas quais o Seguro de Responsabilidade Civil pode nos amparar:

Seguro de Responsabilidade Civil por Danos Morais

Em um minuto de desatenção, uma criança que estava sob a sua supervisão (um amiguinho do seu filho, por exemplo) cai dentro da piscina e quase se afoga. A família da criança pode entrar na Justiça com um processo por danos morais, especialmente se este infeliz acidente deixar sequelas.

Neste caso, o seguro cobrirá todas as despesas financeiras.

Seguro de Responsabilidade Civil na Prática de Esportes

Se por acaso você ou alguém da família que more na sua residência lesionar outra pessoa ou causar danos materiais a terceiros durante a prática de determinadas atividades esportivas, que estão relacionadas nas condições gerais contratadas, este seguro pode ser acionado.

Ao se responsabilizar pelo tratamento e/ou reparo, o segurado terá direito ao reembolso de todas as despesas.

Seguro de Responsabilidade Civil Familiar

Em um momento de distração (que acontece com mais frequência do que gostaríamos) seu cão ataca ferozmente um vizinho.

Ao se responsabilizar pelo tratamento dos ferimentos infringidos pelo seu animal, você terá direito ao reembolso de todas as despesas médicas, hospitalares e com medicamentos.

Seguro de Responsabilidade Civil Empregados Domésticos

É o seguro que garante indenização para empregado doméstico ou babá em caso de morte ou invalidez permanente decorrente de acidente sofrido pelos empregados no desempenho de suas funções.

Viu só como o Seguro de Responsabilidade Civil é importante? Converse com o seu corretor! E se tiver mais dúvidas, escreva nos comentários!

Fonte: Sompo Seguros