Itens do veículo que devem ser checados na revisão preventiva para viajar nas férias

As férias estão chegando, momento em que muitas pessoas pegam a estrada. Mas, não basta só arrumar as malas e passar no posto de combustível, é preciso fazer uma revisão no veículo para evitar inconvenientes, como uma parada inesperada durante a viagem por algum dano no motor ou falhas em componentes de outros sistemas. “Manter o carro em boas condições de uso, realizando a manutenção preventiva, é fundamental para o conforto e segurança do motorista e passageiros. Mas, além disso, antes de viajar, é importante checar alguns itens para reduzir a chance de parada inesperada e ficar esperando por socorro na estrada”, afirma Jeferson Credidio, Gerente de Serviços e Engenharia da Nakata.

Entre os itens que devem ser revisados, estão os de suspensão, responsáveis por garantir a dirigibilidade e conforto do veículo. “Amortecedor, mola, braço oscilante, pivô, barra estabilizadora, batente, bucha e coxim devem ser analisados, bem como o estado e calibragem dos pneus e alinhamento da direção e balanceamento das rodas”, comenta Credidio.

Outro sistema fundamental, ligado à segurança no trânsito, que deve sempre ser revisado é o de freios, que engloba diversos componentes, entre eles, discos, pastilhas, sapatas, fluido, servo freio e cilindro mestre. “Se ocorrer alguma falha no sistema pode provocar graves acidentes”, alerta.

Há ainda outros componentes de outros sistemas que precisam ser avaliados, como o de arrefecimento para que não ocorra superaquecimento; bateria, palhetas do limpador e iluminação. Não esquecer dos acessórios de segurança, entre eles, triângulo, macaco e chave de roda.

O óleo do motor, câmbio, direção, se for hidráulica, também precisam ser verificados e no caso de uma viagem mais longa a melhor opção é fazer a troca do óleo e dos filtros, tanto do óleo quanto do combustível e ar.

Além desses itens, é importante checar a documentação do veículo, se está tudo em dia. Hoje, a maioria dos proprietários preferem armazenar o documento de forma digital, fato que diminui aquela preocupação de estar com o documento impresso na mão.

Tomados todos esses cuidados, é só viajar e apreciar as férias.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o Blog Nakata no link: https://blog.nakata.com.br/revisao-de-ferias-tudo-que-voce-precisa-saber-antes-de-viajar/

Fonte: Cobertura