Brasil deverá ter um papel cada vez mais importante na alimentação da população mundial

Com o recorde de produção de cereais, leguminosas oleaginosas que o Brasil alcançará em 2023, de acordo com avaliação do IBGE, o País deverá ter um papel cada vez mais importante na alimentação da população mundial, segundo a ONU. O desafio, porém, é fazer a produção continuar crescendo sem aumentar o desmatamento e dentro dos parâmetros de sustentabilidade, em alinhamento às metas do Acordo de Paris. Segundo especialistas ouvidos na reportagem, o segredo está no uso intensivo de tecnologias digitais e insumos biológicos.

As perspectivas do setor segurador para 2023 também são abordados em matéria desta edição. Após fechar 2022 com crescimento na casa dos dois dígitos, a expectativa é que o setor continue a avançar nos próximos anos, repetindo um comportamento que historicamente o faz crescer sempre acima do PIB.

Um dos desafios a ser enfrentado pelo setor, entretanto, é o dos crimes contra o patrimônio, que pressionam o equilíbrio de algumas das carteiras. Com o crescimento dos roubos a estabelecimentos comerciais e a residências e a explosão dos casos de estelionato eletrônico, as seguradoras buscam fazer cálculos mais depurados dos riscos e dos perfis dos clientes na hora da contratação do seguro, além de usarem a tecnologia para desenvolver produtos cada vez mais personalizados.

A 38ª Conferência Hemisférica da Federação Interamericana de Seguros (FIDES), que a CNseg foi incumbida de organizar em 2023, no Rio de Janeiro, não poderia deixar de ser abordada nesta edição da Revista. Sendo considerada a principal plataforma ibero-americana de negócios e de relacionamento do setor, a Conferência, que reunirá as principais lideranças de 20 países membro da América Latina, Estados Unidos e Espanha, volta a ser presencial, após três anos, em razão da pandemia. “Vamos reunir um público altamente qualificado para debater temas como inovação, riscos climáticos, aceleração digital e longevidade para fortalecer o seguro na região”, afirmou o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, ouvido pela reportagem.

A edição Nº923 da Revista de Seguros da CNseg traz, ainda, matérias sobre investimentos públicos e privados em infraestrutura; o lançamento do Real Digital, a primeira moeda digital brasileira; e uma entrevista com a diretora de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp sobre a China, entre outras matérias.

Leia a publicação na íntegra 

Fonte: CNseg