Uma viagem segura exige que as crianças usem os equipamentos de segurança

As crianças fazem parte do grupo de pessoas mais frágeis no trânsito e basta um pequeno descuido para um acidente acontecer. Porém, com o uso de dispositivos de retenção veicular, como a cadeirinha, o trajeto se torna mais seguro. A escolha de qual será esse equipamento vai depender da altura, peso e idade da criança.

Nos primeiros momentos de vida dos pequenos, de 0 até 1 ano de idade, é recomendado utilizar o bebê conforto. Além disso, considerando que nesse estágio as crianças ainda estão aprendendo a se sentar e manter o equilíbrio da cabeça, é importante que o bebê conforto tenha assento tipo concha. Esse cuidado diminui as chances de ocorrer traumas da coluna cervical.

Ao completar 1 ano de idade é iniciado o uso da cadeirinha. O equipamento deve ser instalado na posição vertical, voltada para o painel do veículo e posicionada no centro do banco traseiro. O uso da cadeirinha é até os 4 anos ou enquanto estiverem na faixa de peso limite indicada pelo fabricante.

Por fim, antes de poder sentar no banco traseiro utilizando somente o cinto de segurança, as crianças devem utilizar o assento de elevação. O booster, como também é chamado este equipamento, deve ser utilizado até os 36kg. Sem o uso da cadeirinha, o cinto de segurança não ficará corretamente posicionado no corpo da criança e consequentemente não funcionará com a mesma eficácia.

Com sete anos de idade é permitido pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro viajar no banco traseiro somente com o cinto de segurança. Entretanto, se o cinto de segurança ainda não se ajustar ao corpo de criança é preciso continuar utilizando o assento de elevação.

Com a prática dessas atitudes os pequenos irão ficar seguros e terão apenas boas memórias das viagens em família.

SindsegSC

O SindsegSC - Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina é uma entidade representativa do mercado de seguros com 98 anos de existência. É também uma Entidade Laço Amarelo certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras