Telemática Vira Recurso Para Alavancar Os Resultados Das Seguradoras

Nos últimos anos, o cenário de seguros evoluiu significativamente em resposta a um ambiente de mercado dinâmico, com uma abordagem de “tamanho único" não

sendo mais suficiente para atender às demandas do mercado e dos consumidores. Isso resultou na introdução de ofertas inovadoras e personalizadas de seguros, impulsionadas pelas insurtechs, para atender às demandas complexas dos consumidores com base em uma imagem precisa das necessidades e preferências de cada indivíduo.

Seguros Pay Per Use cada dia mais populares

Isso ficou evidente em todo o setor global de seguros, com soluções personalizadas, como seguros baseados em uso, seguros sob demanda e produtos de seguros “tudo em um” se tornando cada vez mais populares. Por exemplo, as soluções Pay Per Use estão se tornando cada vez mais populares, à medida que se tornam mais amigáveis ​​ao consumidor.

Telemática permite obter dados refinados sobre comportamento do segurado

O que torna possível o pagamento conforme o uso (Pay Per Use) é a telemática, que consegue, por meio de dispositivos tecnológicos, documentar os hábitos de direção dos proprietários de automóveis, como, por exemplo: a quilometragem diária, a velocidade típica e o grau de segurança com o qual o veículo é operado.

Benefícios variados

Conforme os dados são obtidos e processados por meio da telemática, é possível alcançar uma alta precisão no cálculo dos prêmios, tornar o processamento de sinistros mais rápido, ofertar serviços de valor agregado, direcionar o marketing de acordo com o perfil do motorista, etc. O perfilamento do segurado é feito de maneira muito detalhada e assertiva.

Controle mais preciso e relatórios em métodos diversificados

Há ainda a facilidade em relação aos relatórios de uso, que costumam ser executados automaticamente, assim os motoristas não são obrigados a informar sua seguradora sobre qualquer informação relacionada à direção. Dessa maneira, as seguradoras conseguem manter o controle sobre a condução de seus clientes e criar relatórios em vários métodos.

Possibilidades da telemática aplicada aos seguros

São muitas as possibilidades da telemática aplicada aos seguros, dentre elas:

Aplicativo móvel : o provedor de seguros pode pedir aos motoristas que baixem um aplicativo específico e concordem com certas restrições de privacidade para rastrear seus movimentos e os do veículo;

Dispositivo de conexão : um pen drive pode ser conectado a um carro para rastreamento;

Dispositivos de GPS : unidades de GPS avançadas podem seguir os movimentos de um usuário e fornecer ao provedor de seguros os dados de direção essenciais.

Sensores de bordo : o veículo pode ser equipado com sensores de bordo que podem armazenar e transmitir informações relacionadas ao veículo em tempo real ou posteriormente;

Detecção de quilometragem : a função do dispositivo implantado é registrar e comunicar o tempo que o carro está na estrada. A distância determina o prêmio do seguro.

Mercado de seguros de telemática atingirá 13,78 bilhões de dólares

De acordo com o relatório da Allied Market Research, denominado “Perspectivas do Mercado de Telemática de Seguros”, que faz uma análise das oportunidades globais e previsões do setor de 2021 a 2030, o mercado de seguros de telemática está crescendo intensamente para atingir $13,78 bilhões até 2030, crescendo a uma CAGR ( taxa de crescimento anual composto) de 19,5%, de 2021 a 2030.

Oportunidade para as seguradoras alavancarem resultados

De acordo com o relatório mencionado acima, há oportunidades significativas para as empresas de telemática de seguros expandirem e desenvolverem suas ofertas, especialmente entre economias emergentes. Para as seguradoras, pode ser uma grande oportunidade de alavancar seus resultados, já que o cenário é positivo e a telemática permite que as seguradoras criem preços mais ajustados e competitivos de acordo com o desenho de perfil detalhado e preciso que essa tecnologia permite alcançar. Além disso, os motoristas que pagarão preços mais justos por manterem um bom comportamento na direção, vão se sentir valorizados e terão uma possibilidade muito maior de serem fidelizados.

Fonte: Insurtalks