Seguro residencial: saiba como escolher o seguro ideal

O seguro residencial é um serviço destinado para proteção do seu lar, e do seu bolso, em caso de imprevistos ou danos. Assim, ele se destaca como uma garantia importante para evitar dores de cabeça.

Logo, para quem deseja comprar um imóvel, contratar o seguro residencial é algo fundamental. Isso porque o seguro cobre diversos danos ao patrimônio que, eventualmente, podem acontecer.

Mas quais são as coberturas oferecidas pelo seguro residencial? Quais os benefícios que esse tipo de serviço oferece? Confira mais a seguir!

Seguro residencial: o que é?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é o seguro residencial de fato. Na prática, essa é uma das principais ferramentas de proteção para o imóvel. Isto é, por meio dele o segurado tem a garantia de ser ressarcido em caso de danos.

Assim, o serviço tem como objetivo resguardar você e o seu patrimônio através de uma indenização. Além disso, o seguro residencial também traz outros serviços.

Não apenas a indenização, mas também assistências para diversos casos são ofertadas pela seguradora.

E como funciona?

Mas como o seguro residencial funciona na prática? Quais garantias ele oferece para quem contrata? De que formas o segurado fica protegido?

Em resumo, a proteção de imóveis é feita de acordo com o que você contrata. Assim, todas as proteções e indenizações são acordadas entre seguradora e segurado.

Esse tipo de produto reúne diferentes proteções em uma única apólice. Dessa maneira, há uma garantia de cobertura contra danos e prejuízos. Normalmente, ela é oferecida contra incêndios, explosões ou quedas de raio.

Contudo, o segurado também pode optar pela contratação de adicionais, complementando o seu seguro com outras proteções. As novas coberturas, no entanto, são cobradas junto à proteção básica.

Ou seja, é importante saber qual tipo de proteção é ideal para a sua casa antes de contratar o serviço.

Importância do seguro residencial

Apesar de muitos nem mesmo cogitar a contratação do seguro residencial, é possível dizer que esse tipo de serviço é indispensável para a segurança do imóvel.

Isto é, por meio do seguro, você tem a garantia de que seu imóvel estará protegido contra eventuais imprevistos e danos. A apólice de seguro faz com que o segurado tenha a garantia de que seu imóvel será reparado em eventuais prejuízos.

Dessa maneira, com toda segurança e resguardo, você tem uma tranquilidade maior para lidar com situações fora do seu controle. Casos de incêndio, desmoronamento, alagamento e explosões podem ser cobertos pelo seguro.

Quais os benefícios?

Mas quais são os benefícios em contratar um seguro residencial? Já deu para notar que esse tipo de serviço é essencial para quem deseja ter garantias contra danos e imprevistos.

No entanto, esses não são os únicos benefícios do seguro residencial para quem contrata. Confira mais a seguir sobre as vantagens.

Indenização para diversos danos

Uma das maiores vantagens do seguro residencial é justamente a garantia de proteção contra diversos danos.

Assim, você fica protegido contra incidentes que coloquem a sua residência em risco. O seguro dá toda a tranquilidade necessária para resolver a situação da melhor forma e no menor tempo possível.

Personalização de planos

Outra vantagem que muitos seguros residências oferecem é a personalização dos planos de cobertura. Dessa maneira, você contrata apenas o que realmente precisa para sua proteção.

Com isso, também há a possibilidade de garantir sempre o melhor custo-benefício para o seu seguro. Tudo é feito segundo as suas necessidades, sem adicionais por soluções que não precise.

Seguro residencial: 5 dicas para escolher o seu

Após compreender quais são os benefícios, resta entender como escolher o melhor seguro para a sua residência. E para te ajudar, separamos 5 dicas de como optar pelo ideal.

Continue a leitura e entenda o que considerar ou evitar na contratação do seguro residencial.

Coloque todas as coberturas desejadas

Primeiramente, procure colocar todas as coberturas que você deseja no contrato do seguro. Fazer isso é uma forma de garantir que estará protegido contra todos os imprevistos que possam acontecer.Por exemplo, para quem mora em áreas de alagamento, o ideal é adicionar a previsão de cobertura para essas situações. Além de coberturas básicas, como incêndio, desmoronamento e explosão, há outras opções.

Roubo e furto, danos elétricos, eventos naturais ou danos a terceiro são alguns exemplos de coberturas adicionais.

Pesquisa em várias seguradoras

Outra dica para garantir o melhor seguro residencial é pesquisar em diferentes seguradoras.

Com isso, as chances de encontrar um seguro com melhor custo-benefício são mais altas. Muitas seguradoras oferecem benefícios e condições melhores para suas necessidades. Saiba do que você precisa


Mas antes de sair procurando, saiba exatamente o que você precisa para fechar um contrato. Conheça as suas necessidades, e do seu imóvel, em termos de seguro residencial.

Fazer isso é uma forma de não contratar uma cobertura que não utilizará. Exemplo disso é a cobertura contra enchentes para quem não mora em áreas com risco de alagamentos.

Sendo assim, ao saber exatamente o que você precisa, é possível economizar e limitar as opções de seguro.

Avalie o custo-benefício

Faça sua escolha avaliando o custo-benefício do seguro que será contratado. Apesar de muitas seguradoras oferecerem diversas coberturas, procure saber se o preço realmente condiz com os benefícios.

O valor da apólice também deve estar dentro da sua realidade financeira para que a garantia não vire dor de cabeça no futuro.

Negocie, se possível

Por fim, não deixe de tentar negociar o valor do seguro. Além das coberturas, você pode solicitar a adição de serviços sem que isso pese ainda mais no valor da sua apólice.

Com a negociação, você encontra melhores preços e condições de contrato, o que ajuda a garantir um seguro melhor.

Conclusão

Agora você já sabe tudo que precisa sobre o seguro residencial e como manter a sua casa ou apartamento protegidos.

O próximo passo é seguir as dicas que trouxemos acima e encontrar a seguradora e a apólice de seguro ideais para você. Fique atento para as condições do contrato e pesquise em diferentes seguradoras antes de contratar.

Fonte: JRS