Mulher Segura: SindsegSC entrevista SHARLENE DE MIRANDA

Atualmente é possível encontrar mais mulheres desempenhando papéis de destaque no mundo profissional. O ramo segurador é um desses campos que encontramos mulheres que prestam um excelente serviço e são fonte de inspiração para todos à sua volta. Pensando nisso, o SindsegSC convidou todas as integrantes dos Grupos de Trabalhos Regionais a concederem uma entrevista com questionamentos sobre desafios enfrentados na profissão, seu histórico no mercado de seguros e o Dia Internacional da Mulher.

A mulher inspiradora de hoje é a Sharlene de Miranda. A securitária é formada em Administração com habilitação em Comércio Exterior. Além disso, é pós-graduada em Marketing de Vendas pela UNIASSELVI, Gestão Comercial do Seguro pela FUNENSEG e formada no Curso de Capacitação Técnica em Riscos Pessoais do CVG-SP. Atualmente, atende o estado de Santa Catarina como Gerente Comercial de Vida pela Tokio Marine Seguradora e faz parte do Grupo de Trabalho Vale do Itajaí.

Conheça mais detalhes na entrevista abaixo:

QUEM É SHARLENE DE MIRANDA?

Aos 40 anos de idade e mãe do Bruno de 15, sou uma aquariana autêntica em busca constante de evolução pessoal e profissional. Apaixonada por esportes, fui jogadora de voleibol, handebol, futebol e praticante de corrida de rua onde fiz duas meias maratonas e inúmeras provas curtas e longas. Atualmente jogo Beach Tênnis além dos treinos de academia. Adoro viajar, dirigir, estar rodeada de amigos, tomar um café de qualidade e degustar um bom vinho, além de curtir músicas, filmes e séries.

VOCÊ É UMA MULHER QUE INSPIRA OUTRAS MULHERES? DE QUE FORMA?

Penso que sim, pela disciplina, foco e arte de equilibrar a vida pessoal e profissional, buscando sempre a qualidade de vida e saúde mental. Hoje, no mundo em que vivemos, com vários desafios, muitas informações e inúmeras responsabilidades, precisamos estar bem para que possamos seguir com os nossos propósitos e tarefas diárias.

NA SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER OU QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA DATA PARA SOCIEDADE?

Na minha opinião o Dia Internacional da Mulher tem vários significados e um deles é o RESPEITO que nós mulheres viemos conquistando no mercado de trabalho, na sociedade e em nossos lares.

NA SUA CARREIRA VOCÊ ENCONTROU DESAFIOS RELACIONADOS AO FATO DE SER MULHER? QUAIS E COMO LIDOU?

Na minha carreira, falando em crescimento profissional, não me recordo em ter enfrentado grandes desafios e ressalto o quão é gratificante fazer parte de um mercado onde o reconhecimento e a participação das mulheres em cargos de liderança aumentam a cada ano.

SABEMOS QUE MUITAS COISAS NA VIDA DAS MULHERES FORAM CONQUISTADAS POR MOVIMENTOS QUE OCORRERAM AO LONGO DA HISTÓRIA, PORÉM AINDA É POSSÍVEL EVOLUIR NESSE QUESITO. NA SUA OPINIÃO, EM QUAIS PONTOS A SOCIEDADE E/OU NÓS MULHERES PRECISAMOS MELHORAR?

Muitas mulheres ainda possuem crenças de inferioridade que bloqueiam seu espaço e consequentemente o posicionamento perante a sociedade. Diante disso, acredito que a valorização própria, autoconfiança e o sentimento de merecimento são alguns pontos de atenção para a continuidade do movimento em busca de respeito e igualdade.

POR QUE INGRESSOU NESSE MERCADO? QUAL É SEU HISTÓRICO COM O SEGMENTO?

Com 24 anos no mercado, iniciei minha trajetória em uma empresa de Assessoria e posteriormente fui contratada pela Liberty Seguros onde trabalhei por quase 3 anos. Em 2004 ingressei como estagiária na Real Seguros, que foi incorporada pelo grupo Tokio Marine Seguradora em 2005, onde estou atualmente com muito orgulho. Meu crescimento profissional nestes 18 anos de história na Tokio foi fruto de muito trabalho, transpiração e comprometimento, mas também de oportunidades que a empresa e pessoas como Rogerio Spezia e Marcos Kobayashi puderam me proporcionar, aos quais sou muito grata. Fui Presidente do Clube da Pedrinha de 2019 a 2022 e participei do Grupo de Trabalho de Riscos Pessoais do SindsegSC desde sua criação.

QUAIS CONSELHOS OU MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA PARA AS MULHERES DO SETOR DE SEGUROS?

Não se subestime, corra atrás de seus objetivos, lute por aquilo que você acredita e busque sempre o equilíbrio emocional. “Se você é capaz de ter um objetivo e sonhar, você é capaz de ter determinação para alcançar”.

PING PONG

Livro: Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie

Filme/Série: This Is Us

Música: Pop Rock

Podcast: Citaria vários

Esporte: Beach Tennis

Comida favorita: Japonesa

Mania: Aquele cafezinho após o almoço

Um dia perfeito: Nascimento do meu filho

Lugar que deseja conhecer: Portugal

Exemplo de vida: Minha mãe

Mulher de referência: Minha mãe

Frase: Seja a sua melhor versão!

Ação SindsegSC

Durante todo o mês de março serão apresentadas mulheres que atuam nos Grupos de Trabalho Regionais do SindsegSC por meio de entrevista. O objetivo dessa ação é valorizar as mulheres que fazem diferença e que inspiram outras mulheres, através da sua carreira e do seu exemplo de vida. Clique aqui para visualizar as entrevistas já realizadas e acompanhe o portal de informações www.sindsegsc.org.br para conferir as demais entrevistas.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras