Sindseg SC realiza painel em alusão ao Maio Amarelo na cidade de Blumenau

Na noite desta quinta-feira, dia 26, o Sindicato das Seguradoras - Sindseg SC promoveu o Painel "No trânsito, escolha a vida" para o calendário do Movimento Maio Amarelo Blumenau 2023. O evento contou com mais de 100 participantes e aconteceu no Himmelblau Palace Hotel, às 18h30, com coffee break.

O painel contou com a participação de setores do poder público, empresas privadas, diversas instituições de segurança como Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, Departamento de Trânsito de Indaial e Detran SC; além de representantes do mercado segurador como Sancor Seguros, Consegs, Sindicato dos Securitários, e das empresas HDI Seguros, Liberty Seguros, Sura Seguradora e Allianz.

Para iniciar a cerimônia, os presentes assistiram um vídeo com o depoimento de Bruna Daniel, diretora de políticas públicas e programas da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), da Prefeitura de Blumenau. Bruna foi vítima de uma acidente de trânsito que a deixou paraplégica há cerca de 15 anos.

O depoimento foi apenas o primeiro da noite pois, para falar sobre o assunto "segurança no trânsito", as seis painelistas convidadas trouxeram assuntos pertinentes às suas áreas de atuação e assim como a Bruna, contaram situações reais de acidentes que vivenciaram no trabalho ou mesmo com seus familiares. A iniciativa teve grande impacto nos presentes demonstrando que, muitas vezes, a imprudência e a imperícia no trânsito tiram vidas ou causam sequelas em pessoas próximas de nós.

Um dos depoimentos transmitidos no evento foi de uma vereadora da cidade, Silmara Miguel, que iniciou sua fala contando a história de um acidente de trânsito ocorrido com sua mãe, quando a vereadora ainda era criança. Entre as outras situações de acidente reais vivenciados pelas painelistas, esteve um caso de óbito de um familiar da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) Pâmela, e acidentes ocorridos com viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Rodoviária em serviço.

"Todos podemos perceber que a situação do trânsito no país está cada vez mais difícil. A combinação de imprudência, o comportamento e a falta de responsabilidade tornou o trânsito um lugar de perigo iminente. Precisamos parar para refletir que quando saímos de carro, de bicicleta, a pé, ou até mesmo como passageiros, somos responsáveis pela nossa e pela vida de outras pessoas que estão transitando. Por isso o tema deste ano é tão pertinente. Um ato de imprudência ou um momento de descuido pode acabar com a vida de alguém, uma pessoa com família, amigos, carreira, uma história e um futuro para viver” destacou Salete Monteiro, diretora do Sindseg e mediadora do painel.

Durante o evento a diretora também chamou a atenção da sociedade sobre os altos índices de acidentes no trânsito que podem ser evitados com atitudes e melhores práticas, afinal nada substitui uma vida.

"O atual momento do setor de seguros iniciou o ano com um crescimento de mais de 10% na arrecadação. Após um 2022 com crescimento de 16%. E trabalhamos para continuar crescendo, mas crescendo justamente com o foco no aumento da segurança dos nossos segurados. O montante pago aos consumidores pelo setor de seguros, sem considerar o DPVAT, foi o equivalente a 7.3 vezes o orçamento do Auxílio Brasil para todo o ano de 2022. Sabendo desses números e com essa sinergia podemos provocar a mudança que queremos ver em nosso trânsito”.

Além de Salete, o diretor do Sindseg SC, Jean Carlos dos Santos, também destacou a relação entre os seguros e o cuidado com o trânsito.

"No mercado segurador nós trabalhamos diretamente com o pós-sinistro, o pós-acidente, mas aqui queremos trabalhar também a prevenção que é muito importante para que o cenário de perigo mude. Cada vez mais esperamos contribuir com a segurança dos nossos segurados para que eles não precisem de indenizações e não entrem nas estatísticas de vítimas e familiares perdidos, afinal, como vimos nos depoimentos de hoje isso causa muita dor. É por isso que acreditamos na prevenção e na educação inerente a nossa atividade de seguros ", finalizou Santos.

O evento contou com a participação das seguintes painelistas:

- Juliana Kestring Machado, policial militar rodoviária; Juliana Cintia de Souza Tridapalli, delegada regional de Blumenau; Pâmera Tavares, Guarda Municipal de Trânsito (GMT); Clarissa Josgrilberg Pereira, professora da Furb, que coordena o projeto 'Te orienta no Trânsito'; Amanda Carolina Duarte, bombeira militar e Magali Nunes Ignácio, presidente da autarquia de trânsito de Balneário Camboriú.

Maio Amarelo

Sempre engajado com o Movimento Maio Amarelo, o Sindsegsc apoia todo o calendário de Blumenau que segue com ações até o fim do mês. No dia 30, terça-feira, acontece o tradicional simulado de acidente de trânsito na cidade com uma cena de atendimento em caso acidente em uma rua central do município, a Rua 15 de Novembro. E para fechar o calendário do mês amarelo, uma blitz educativa será feita às 15h, no dia 31 (quarta-feira), na BR-470, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal.

Ao todo, em 2023, mais de 40 ações preencheram o calendário do mês envolvendo empresas e instituições, sendo 18 delas com atividades âncoras abertas ao público.

Blumenau também é destaque no país pelo Observatório Nacional de Segurança Viária desde 2019 como uma das cidades que mais faz ações que impactam diretamente na sociedade. Tudo isso por meio da sua comissão do Maio Amarelo de Blumenau que conta com a participação direta e ativa do Sindseg SC, do poder público, de diversas empresas, instituições e voluntários.

Fonte: Seguro Catarinense