Entrevista de Trabalho

Visual: um código importante

Não se iluda: a aparência é muito mais importante do que imaginamos. Antes que o entrevistador conheça suas qualidades profissionais, a sua maneira de se expressar visualmente é que vai contar um pouco a sua história. Funciona como um código mesmo e, por esse motivo, é importante dominá-lo bem, para que, antes mesmo de dizer "boa tarde", a roupa funcione a seu favor e não envie nenhuma mensagem equivocada.

Primeiro cuidado

Tente adequar o que veste ao tipo de ocupação que vai exercer. Se puder, informe-se sobre o perfil da empresa e, na medida do possível, observe quem já trabalha lá para se orientar ou ter como parâmetro.

Conforto para refletir elegância

Entre estrear um modelo novinho em folha e usar outro, tipo curinga, no qual você se sente bem, prefira a segunda alternativa. Você estará mais confiante e provavelmente vai refletir isso na entrevista.

Não invente

Nem pense em experimentar um corte novo de cabelos, uma nova tinta, ou mesmo um batom ou esmalte mais moderninho no dia D. Se não der certo, você não vai ter tempo de reverter a situação. É um estresse tão desnecessário quanto perigoso. Algumas alternativas são mais seguras e universais. Ainda assim, é bom se ater a alguns detalhes que tanto podem derrubar quanto valorizar determinadas peças.

Para as mulheres

Não adianta ter pernas lindas, usar um tailleur moderno, com uma cor clara e leve para o dia se a saia for curta demais e a blusa transparente. A mensagem visual estará claramente transmitindo dados de sedução ? o que, nesse caso, conta pontos contra.

Se escolher um tailleur moderno, a blusa é tão importante quanto o corte do blazer. O ideal é usar uma camisa lisa ou uma blusa de malha fina. Também pode ser um tecido mais leve com decote canoa no verão ou gola alta no inverno.

Por mais que a empresa seja informal, convém usar o bom senso. O visual praia, com calça capri e sandália de calcanhar de fora, indica um certo pouco caso. Portanto, prefira sempre combinações mais bem compostas e um visual bem acabado.

Esqueça detalhes "fashion" ou modismos: estampas de bichos e tecidos metalizados marcam demais, além de serem inadequados e de gosto duvidoso.

Para os homens

Gravata de bichinhos: a gravata está logo abaixo do rosto. Por esse motivo é importante que não esteja, logo na primeira entrevista, mandando recados engraçadinhos ? para que arriscar?

Camisetas com gola careca: esqueça camisetas de gola careca e camisas de gola "padre", são informais demais. Você ficará com uma aparência muito mais elegante com camisetas pólo ou mesmo uma camiseta tradicional, ainda que sem gravata.

Sapatos: eles são mais do que um complemento e devem estar sempre limpos e impecáveis. Não importa se são de couro ou um arrojado par de tênis: o cuidado deve ser o mesmo. Porém, para uma entrevista de trabalho, talvez o ideal seja ater-se a um estilo mais neutro e optar por sapatos, ainda que esportivos.

Falaremos das roupas mais adiante, mas, para a primeira entrevista, lembre-se de que, além de estar em ordem, é importante sentir-se bem com o que está vestindo. Assim, evite estrear roupas novas, pois você corre o risco de se atrasar para ajeitar este ou aquele detalhe. Se possível, na véspera, experimente e deixe separado o que vai usar.

Fale o suficiente

Nem pouco, nem muito. E, apesar de ser aconselhável manter sempre uma atitude atenta, na medida do possível procure parecer à vontade.Diz o ditado popular: "quem fala demais ouve de menos".Ou seja: quem quer sempre impor seu ponto de vista, não respeita a opinião dos colegas, têm a tendência a ser intransigente, dono da verdade,etc. Falar muito realmente pode atrapalhar. Porém, responder tudo com um monossilábico "sim" ou "não" também não funciona. Pode sinalizar fraqueza de caráter, timidez excessiva, falta de confiança ou até mesmo falta de conhecimento do assunto em questão. Responda a tudo o que lhe for perguntado de maneira tranqüila, clara e objetiva, evitando contar histórias e casos pessoais.

Fale mais sobre idéias do que sobre pessoas

É isso aí. Evite mencionar muitos nomes e contar em detalhes a vida de conhecidos comuns ou personagens do mercado. Nesse momento não vem ao caso, além de entrar no terreno da fofoca.

A forma é importante

Nem é preciso dizer que palavrões, gírias, expressões regionais, "muletas" linguísticas ("a nível de...", "vamos supor...", né?") e tudo o que possa poluir seu discurso deve ser evitado.

Linguagem corporal

Não basta uma linguagem verbal eficiente: você deve estar atento também às outras impressões que seu corpo possa causar. Gestos exagerados ou repetitivos, como batucar na mesa, mexer no cabelo, cruzar e descruzar as pernas, passar a mão no rosto, roer unhas, por exemplo, passam para o lado ou para fora da sala: saber fitar olhos nos olhos, com serenidade, seu interlocutor, é muito, mas muito importante mesmo!

Homens

Podem caprichar sem parecer engomadinhos demais ou extrapolar em detalhes. O entrevistador pode se intimidar com tanto apuro. Parece bobagem, mas acontece.

Mulheres.

É sempre bom levar um par de meias na bolsa: nunca se sabe o que pode acontecer entre a sua casa e o local da entrevista, e meias com fio corrido não causam a melhor das impressões. Use sapatos com saltos "sensatos" ou seja: não arrisque um salto agulha quinze por mais elegantes que fiquem suas pernas: se você não é craque em andar sobre saltos altíssimos e a convidarem para dar uma voltinha e conhecer os escritórios da empresa, você ficará no maior apuro! O mínimo que esperam de você é que saiba andar com desenvoltura e tenha uma postura correta. Finalmente, chegue adiantada. Nem que seja para fazer uma horinha no saguão do prédio. É melhor do que descer do elevador esbaforida e entrar na sala do selecionador arrumando os cabelos ou ajeitando a alça da bolsa. Chegar cedo vai ajudá-la a se "aclimatar" ao local e lhe dará uma tranqüilidade extra, pode acreditar.

Referências: Negócios, negócios, etiqueta faz parte; Claudia Matarazzo - Editora Melhoramentos Ltda (2003) São Paulo/SP