Conheça a Linha do Tempo do SindsegSC

Criada em 05 de junho de 1990, o SindsegSC é o sucessor do Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros, que foi fundado em 1924, completando 91 anos em 2015.

O sonho de atender as necessidades econômicas da região e o anseio de crescimento de mercado foi a aliança que permitiu a criação desse Comitê.

Hoje denominado Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina, a entidade carrega essa história de trabalho e desenvolvimento do mercado de seguros em Santa Catarina. Nesse tempo de existência as associadas ao SindsegSC geraram empregos, renda, cultura e conhecimento, promovendo a preservação à vida e contribuindo para a melhoria das condições sociais e econômicas de nossa região. Isso é fazer história.

Para comemorar os 25 anos de SindsegSC o nosso portal terá publicações especiais durante o mês de junho. Construímos uma Linha do Tempo, que conta a história do sindicato desde a sua fundação como Comitê Mixto. Será apresentado em décadas contando também os principais fatos sobre eventos nacionais que formaram o mercado de seguros que conhecemos hoje.

Por meio dessas publicações queremos promover o resgate em detalhes dos fatos e das memórias da entidade que sempre mostrou grande comprometimento à sociedade que pertence.

Não deixe de acessar o nosso portal e conhecer a Linha do Tempo, que pode ser visualizada no campo notícias, serviços ou pelo banner na capa do portal.

Não deixe de conferir a história que você ajudou a construir, aquela que temos orgulho de contar!

História do Seguro no Brasil

A atividade seguradora no Brasil teve início com a abertura dos portos ao comércio internacional, em 1808. A primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi a "Companhia de Seguros BOA-FÉ", em 24 de fevereiro daquele ano, que tinha por objetivo operar no seguro marítimo.

Neste período, a atividade seguradora era regulada pelas leis portuguesas. Somente em 1850, com a promulgação do "Código Comercial Brasileiro" (Lei n° 556, de 25 de junho de 1850) é que o seguro marítimo foi pela primeira vez estudado e regulado em todos os seus aspectos.

O advento do "Código Comercial Brasileiro" foi de fundamental importância para o desenvolvimento do seguro no Brasil, incentivando o aparecimento de inúmeras seguradoras, que passaram a operar não só com o seguro marítimo, expressamente previsto na legislação, mas, também, com o seguro terrestre. Até mesmo a exploração do seguro de vida, proibido expressamente pelo Código Comercial, foi autorizada em 1855, sob o fundamento de que o Código Comercial só proibia o seguro de vida quando feito juntamente com o seguro marítimo. Com a expansão do setor, as empresas de seguros estrangeiras começaram a se interessar pelo mercado brasileiro, surgindo, por volta de 1862, as primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior.

O mercado segurador brasileiro já havia alcançado desenvolvimento satisfatório no final do século XIX. Concorreram para isso, em primeiro lugar, o Código Comercial, estabelecendo as regras necessárias sobre seguros maritimos, aplicadas também para os seguros terrestres e, em segundo lugar, a instalação no Brasil de seguradoras estrangeiras, com vasta experiência em seguros terrestres. (Fonte: SUSEP)

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras