Entenda a diferença entre seguro de vida individual e coletivo

Por mais que a gente planeje nosso orçamento, imprevistos sempre acontecem. É um encanamento que precisa de manutenção, um arranhão no carro que você acabou de comprar, um eletrodoméstico que precisa de reparo. O seguro de vida é uma forma de se proteger financeiramente contra inúmeros imprevistos que podem acontecer durante a vida. Ajuda a garantir as condições necessárias para arcar com diferentes despesas. Pode auxiliar no sustento dos dependentes por um período até o reestabelecimento das finanças, ou prover renda se a pessoa ficar impossibilitada de gerá-la por algum tempo ou mesmo pela vida inteira.

Além das inúmeras opções de benefícios que podem ser adquiridos e adaptados às necessidades de cada um, existem diferenças nos prazos de vigência dos planos dependendo do tipo de apólice. A principal diferença é entre os seguros de vida individuais e os coletivos. É fundamental atentar para ela na hora da contratação, pois determinará a forma como você protegerá o que precisa.  O seguro de vida individual envolve duas partes: a seguradora e o segurado. Uma vez contratado, o cancelamento tem que ser negociada previamente com o cliente. Se a escolha for pela cobertura vitalícia, por exemplo, significa que a validade da proteção financeira é para a vida toda, ou seja, apenas o segurado pode cancelar o seguro, cumpridas as regras previstas no plano.

Já uma apólice de vida em grupo conta com a figura do estipulante, que é o representante dos segurados. É ele quem assina contrato com a seguradora e inclui quantas pessoas quiser na apólice, que, ao contrário do seguro de vida individual, é sempre renovada de tempos em tempos. Neste momento, tanto a seguradora, quanto o estipulante têm o direito de não renovar o contrato.

Ambas as soluções têm a sua utilidade e foram criadas para funções diferentes. Enquanto a apólice de seguro de vida individual, como o próprio nome diz, é a melhor opção para o indivíduo que quer proteger financeiramente a si ou seus dependentes, a apólice de vida em grupo é a melhor para empresas que queiram oferecer esse benefício aos seus funcionários, por exemplo.

Para aproveitar todos os benefícios que uma proteção financeira pode proporcionar, é importante estar bem informado sobre as coberturas e, principalmente, sobre as condições e a vigência do plano para não ser pego de surpresa. "Antes de contratar, é essencial saber exatamente qual necessidade você quer cobrir com o seguro de vida, para poder analisar os tipos de coberturas, prazos, valores, tudo para não ter surpresas quando mais precisar. Na dúvida, buscar a orientação de um consultor financeiro ou um corretor de seguros é importante.”, aconselha Leonardo Lourenço, Superintendente de Marketing da Mongeral Aegon.

Fonte: In Press Porter Novelli