Século XX | Linha do Tempo SindsegSC: Década de 40 (1941-1950)

As Sombras da Guerra

Os efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45) também se fizeram sentir no Brasil e, por extensão, no setor de seguros. No ramo transportes, a cobertura para os riscos de guerra passou a ser dividida por um pool formado pelo IRB e todas as companhias que atuavam na carteira. Com o agravamento do conflito, foram formados novos pools para incêndios, extravios e roubo. Terminada a Guerra, em 1950 o IRB passou a aceitar resseguros de transportes, acidentes pessoais, aeronáuticos, vida, cascos, automóveis, lucros cessantes e agrário.

Neste período não há registro de atividades no Comitê Local Catarinense – presume-se que o fato decorra do clima de guerra e da repressão estabelecida pelo Governo Federal sobre os imigrantes alemães, italianos e seus descendentes.

(Getúlio Vargas reunido com seu ministério 1942)

(Adolf Hitler)

(Tropas alemãs em Varsóvia, capital da Polônia, após a rendição da cidade em 1933)

(Queima de livros considerados não-alemães em Berlim, 1933)

(Manifestação Teatro Municipal – Rio de Janeiro, 1942)

(Getúlio Vargas em Blumenau)

Você que ajudou a construir a história do SindsegSC não perca as publicações especiais durante o mês de junho disponibilizadas em nosso Portal. Conheça melhor a entidade que temos orgulho de fazer parte!

Acompanhe em notícias, no menu Serviços, ou em nosso banner Linha do Tempo.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras