Zurich promove estudo para entender lacunas na proteção à perda de renda em 18 países

A Zurich, seguradora global com 143 anos de existência, atuação em mais de 170 países e mais de 70 anos de experiência no mercado brasileiro, acaba de finalizar o Estudo - Lacunas na Prevenção à Perda de Renda, que analisou as fragilidades previdenciárias em 18 países. O material, elaborado em parceria com a Smith School of Enterprise and Environment, concluiu que o tema precisa ganhar atenção da sociedade, iniciativa privada, para além das políticas públicas. “A previdência está em voga, mas não deve ser uma preocupação apenas dos governos”, afirma o economista Carlos Tejeda, Diretor de Previdência da Zurich, reconhecida pelo esforço em entender os mercados onde atua.

Realizado em países como Austrália, Chile, EUA, Hong Kong, Itália, Malasia, Polônia, entre outros, incluindo o Brasil, o Estudo busca, especificamente, identificar tendências (causas e consequências) que estão agravando o fenômeno das LPPR (Lacunas na Prevenção à Perda de Renda), além sensibilizar e desenvolver um entendimento sobre o que o desafio global destas lacunas representa (para indivíduos e macroeconomia). A partir destas projeções e análises, o material objetiva ainda colaborar com a reflexão dos mecanismos tradicionais para a tomada de decisões que possam modificar o cenário atual.

O ‘Zurich - Lacunas na Proteção à Perda de Renda’ sinaliza também que os produtos de prevenção à perda de renda (Vida e Previdência) ainda não são totalmente compreendido pelas pessoas, e isto vale para o mundo todo. Entre outros exemplos pautados pela análise, Carlos Tejeda aponta que 15% dos europeus que adquiriram este tipo de produto empobreceram ao longos dos anos. “Dados da Susep apontam que o mercado brasileiro de Previdência Complementar cresce na ordem de 20% ao ano a despeito da crise”, complementa o economista da Zurich ao trazer um panorama do mercado nacional.

Tejeda ressalta, ainda, um dos principais questionamentos do Estudo, que trata do paralelo entre a importância da sociedade se precaver para casos de perda de renda e o desafio do sistema previdenciário, com projeção de lacunas a média e longo prazos, devido a fatores de sobrecarga. “A crise econômica e o - já anunciado - envelhecimento da população mundial acentuam a urgência para que governo, iniciativa privada e sociedade assumam seus papeis na resolução do problema das lacunas”, finaliza.

O Estudo Zurich - Lacunas na Prevenção de Perda de Renda é uma parceria da Zurich com o The Smith School of Enterprise and Environment da Universidade de Oxford (SSEE).

Sobre a Zurich

Zurich Insurance Group (Zurich) é uma seguradora líder que opera em mercados globais e locais. Com mais de 55 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de soluções de seguro Vida e não-Vida. Entre os clientes da Zurich estão pessoas físicas, pequenas, médias e grandes empresas, incluindo multinacionais, em mais de 170 países. O Grupo foi fundado em 1872 e está sediado em Zurique, Suíça. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no SIX Swiss Exchange e tem o nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX.

Para mais informações sobre a Zurich, acesse www.zurich.com.

Sobre a Zurich Brasil

A Zurich Seguros soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 70 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal adquirida nos 170 países em que atua. Fundado há 143 anos na Suíça (em 1872), o Grupo Zurich atesta solidez financeira e segue o rigoroso padrão europeu em sua Política Global de Atendimento. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil no topo de sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado.

Sobre The Smith School of Enterprise and Environment

The Smith School of Enterprise and Environment (SSEE), da Universidade de Oxford, é um centro acadêmico interdisciplinar focado em ensino e pesquisa sobre as alterações climáticas e a sustentabilidade ambiental a longo prazo. Atua junto às empresas, corporações e governos na busca por incentivar a descoberta de soluções inovadoras para os desafios que a humanidade enfrentará nas próximas décadas. Seus pontos de estudo centram-se em economia ambiental e política, gestão empresarial, e os mercados financeiros e de investimento.

O envolvimento com a iniciativa privada é uma meta importante da SSEE, incluindo pesquisa e ensino em áreas como passivos ambientais e preços de mercado, gestão da cadeia de fornecimento e investimento sustentável a longo prazo. A instituição oferece estudos acadêmicos e de seus estudantes para entender melhor a importância da empresa em promover soluções de longo prazo, a partir de questões como a estratégia ambiental, governança corporativa e inovação.
Com projetos liderados por grupos de estudantes, o objetivo da SSEE é promover a investigação da mais elevada qualidade e educação em campo, bem como soluções inovadoras para alguns dos desafios globais mais significativos.

Fonte: B9B