Encontro no Peru tem participação ativa de brasileiros

Temas relevantes para o mercado segurador latino, como mudanças climáticas, seguros coletivos, proteção ao consumidor e resolução de conflitos, estão em debate nesta semana (de 3 a 5), em Lima, no Peru. A delegação brasileira presente à Conferência Internacional de Direito de Seguros da Associación Peruana de Derecho de Seguros é formada por 14 integrantes, incluindo a presidente da Aida Brasil, Ana Rita Petraroli, e a consultora jurídica da CNseg, Gloria Faria (e presidente do Conselho da Aida Brasil).

Neste encontro, o Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas adiantou que os eventos catastróficos estarão também entre os temas de discussão do Congresso Europeu, que ocorrerá em Viena, na primeira semana de novembro. A inclusão do tema se deveu à apresentação do caso Mariana, o pior desastre ambiental brasileiro causado pelo rompimento de barragem com rejeitos lançados em mais de 40 cidades. O relato da tragédia foi apresentado por Gloria Faria, em Helsinki, em junho.

O tema de mudanças climáticas, em especial a divulgação dos dados de uma pesquisa sobre seu entendimento pelo cidadão comum, atraiu a atenção da plateia e será ampliado no encontro de Viena. O seguro agrícola, com coberturas em linha com as mudanças climáticas, sobretudo as apólices paramétricas, foi tema de palestra apresentada por representante da Susep peruana.

Fonte: CNseg