Mercado de trabalho 2017: inovação e afinidade com tecnologia são valorizados no mercado financeiro

Os avanços tecnológicos e a demanda por mobilidade por parte dos consumidores tornaram a capacidade de inovação a palavra de ordem no mercado financeiro, de acordo com o Guia Salarial 2017 da Robert Half. Apesar de ser um setor tradicional e altamente regulado, trata-se também de um dos mais evoluídos em automação de processos e operações remotas. “A afinidade com tecnologia, conhecimento de aplicativos e pensar de forma digital são habilidades que destacarão o profissional no mercado”, diz Ana Carla Guimarães, gerente de divisão da Robert Half.

Entre as tendências para mercado financeiro está o crescimento das empresas de tecnologia voltadas para o setor bancário, que reduzem a burocracia e garantem maior autonomia aos clientes. Conhecidas como fintechs, as principais demandas são para atender às exigências regulatórias e riscos para adequação destas startups às regras do Banco Central.

As instituições financeiras continuam a valorizar os perfis com qualificações comportamentais como o espírito empreendedor, postura de dono e resiliência. “A demanda é por profissionais que tenham visão de longo de prazo, vontade de crescer e estejam em constante atualização”, reforça Ana Carla.

Demanda

Perfil

Oportunidades

Compliance, Auditoria e Controles Internos

Postura de dono, afinidade com tecnologia e inglês

Fintechs, Meios de Pagamento, Fundos de Private Equity e Reestruturação de Crédito

Posições de destaque

Analista contábil e de controladoria

R$ 4.000 – R$ 11.000

R$ 5.000 – R$ 11.500

Analista de auditoria e compliance

R$ 5.000 – R$ 14.000

R$ 5.500 – R$ 14.000

Gerente de auditoria e compliance

R$ 15.000 – R$ 22.000

R$ 15.500 – R$ 24.000

Seguros

A área de seguros passa por uma transformação com a chegada de novas estruturas financiadas por grandes fundos de investimentos, com foco em produtos mais rentáveis, por exemplo, ramos elementares, riscos de engenharia e responsabilidade civil. “Este movimento tem valorizado perfis mais arrojados para atuar na implementação de uma nova empresa”, aponta. Outra tendência no mercado de seguros é a comercialização de seguros on-line. “Estas plataformas continuarão a crescer, abrindo espaço para novas carreiras”, completa.

O setor de seguros também deve ser impactado por conta da nova estrutura da Susep e da recém-lançada diretoria de conduta com foco em aprimorar a fiscalização das práticas das seguradoras e corretoras de seguros com os consumidores. “Áreas com foco em relacionamento com o cliente como ouvidoria continuarão em alta e seus profissionais valorizados”, diz.

Outro destaque do segmento é a circular 521 com novas normativas ligadas a riscos. O período de adaptação a essas diretrizes pode gerar aquecimento em profissionais da área, especialmente quando as ações de fiscalização se intensificarem.

Demanda

Perfil

Oportunidades

Ramos Elementares

Inglês e perfil empreendedor

Startups e E-commerce

Posições de destaque

Controller

R$ 13.000 – R$ 22.000

R$ 14.000 – R$ 24.000

Diretor Subscrição

R$ 17.000– R$ 30.000

R$ 17.500 – R$ 33.500

Diretor Atuarial

R$ 17.000– R$ 30.000

R$ 17.500 – R$ 33.500

No Guia Salarial 2017 da Robert Half é possível ter acesso a informações estratégicas sobre recrutamento e tendências de remuneração para as oito áreas de atuação da empresa: engenharia, finanças e contabilidade, vendas e marketing, jurídico, mercado financeiro, recursos humanos, seguros e tecnologia. O estudo completo está disponível para download no site da empresa (www.roberthalf.com.br/guia-salarial).

Fonte: Revista Cobertura Mercado de Seguros