Governo promoverá nova rodada de concessões

As seguradoras de grandes riscos devem ficar atentas à nova rodada de concessões do governo federal no setor de infraestrutura. O edital de licitação é esperado para março e deve incluir ativos em todas as áreas, como rodovias, ferrovias, aeroportos, óleo e gás e saneamento. Os ativos da lista de concessões ainda não estão definidos. Mas deverão estar na relação o repasse dos aeroportos de Porto Alegre (RS), de Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Os ativos escolhidos serão definidos até fevereiro.

As concessões são uma forma de o governo federal conseguir elevar a taxa de investimento e aquecer a economia. A primeira concessão da gestão do presidente Michel Temer ocorreu em setembro do ano passado e como inovação abrandou o controle sobre as taxas de retorno dos projetos.  Entre os itens outorgados, a distribuidora goiana Celg pela italiana Enel, no valor de R$ 2,187 bilhões, e o terminal de passageiros do porto de Salvador, repassado ao consórcio Contermas, por R$ 8,5 milhões.

Fonte: CNseg