HDI apoia uso de tecnologia em iniciativa para localizar pessoas desaparecidas

São Paulo, 2 de junho de 2020 – O projeto “Volta Pra Casa”, apoiado pela HDI Seguros e que combina tecnologia e distribuição de conteúdo em rede para potencializar os apelos de famílias à procura de parentes, ajudou a localizar 137 pessoas desaparecidas. Iniciada no último trimestre de 2019, a ação conta com a parceria de diversas ONGs e apoiadores para conectar pessoas em busca de parentes desaparecidos em todo o Brasil e até o momento colaborou para que muitas famílias pudessem retomar o convívio com seus parentes desaparecidos.

A história da família Santos, de Ibicarai, na Bahia, foi uma das mais emocionantes do projeto. A separação dos familiares aconteceu por conta da condição psiquiátrica da mãe deles, que por sofrer de esquizofrenia, teve de dar os quatro filhos para adoção. Já em idade adulta, Valdelice Santos, uma das filhas, soube do “Volta Pra Casa” e começou a busca pelos irmãos com ajuda do projeto, tendo reencontrado dois deles, Washington e Catarina de imediato, e uma sobrinha, filha de uma irmã já falecida.

Depois de 35 anos, Valdelice teve o seu primeiro contato com a família no final do ano passado, por telefone, o que ela descreve como “um presente de Natal para minha mãe e para todos nós”. A reconstrução dos laços parentais representa o início de uma nova fase para a família, que em janeiro deste ano teve o primeiro encontro em família, com direito a fotos e vídeos registrando o momento especial. “A gente está muito feliz, pois a família é muito grande e só temos que agradecer”, comemora.

“Dados levantados pelo projeto indicam que mais de 100 pessoas desaparecem por dia no Brasil, sendo metade delas crianças e adolescentes. Na HDI valorizamos muito o aspecto humano das ações e por isso nos sensibilizamos com o projeto e decidimos contribuir com a causa. Por meio de um aplicativo e muitos esforços, foi possível proporcionar doze finais felizes para famílias que agora estão unidas”, afirma Murilo Riedel, presidente da HDI Seguros.

O projeto “Volta Pra Casa” utiliza o aplicativo MultiplierApp, que permite o acesso unificado de diferentes perfis de redes sociais em uma única plataforma, com a possibilidade de programar vídeos ou transmissões ao vivo, que são condensados em links compartilháveis. A partir do momento em que o link é clicado, o usuário que autorizar a indexação do conteúdo às suas redes sociais exibe o material a todos os seus contatos simultaneamente, maximizando a audiência ao produtor original.

A solução ajuda a viralizar os materiais, potencializando as possibilidades de reencontros. A entidade Mães da Sé atua como curadora dos conteúdos, que devem ser enviados por WhatsApp e compostos por um vídeo curto com as últimas informações sobre a pessoa antes do desaparecimento, duas fotos dela e o Boletim de Ocorrência do caso. Depois de validado, o material é inserido no banco de dados da entidade, sendo imediatamente encaminhado ao MultiplierApp, que faz a edição final e dispara para toda a rede cadastrada lá, disseminando assim os apelos.

Sobre a HDI Seguros

A HDI trabalha para ser uma empresa humana, digital e inovadora. São mais de 1,2 mil colaboradores cuidando de 2,5 milhões de segurados nos ramos de automóveis e residências, principalmente, o que a torna a 5ª maior seguradora Auto e 6ª maior em residência, com base nos dados de mercado sobre prêmios diretos emitidos em 2018, consolidados por grupo segurador. A HDI conta com 49 filiais, 18 escritórios e 46 unidades de atendimento a sinistro, os HDI Bate-Prontos.


Fonte: Ketchum / Por Marina Lourenção e Ana Caroline de Carvalho.