Novo comandante na 7ª Região
Tenente-coronel Ricardo Alves da Silva assumiu, na terça-feira (16), o comando da 7ª Região /Foto: reprodução Internet/
A 7ª Região de Polícia Militar, que cobre uma área formada por 44 municípios do Vale e Médio Vale do Itajaí, entre eles Gaspar, conta agora com um novo comandante. O tenente-coronel Ricardo Alves da Silva assumiu o cargo na manhã de terça-feira (16), durante cerimônia realizada na sede do 10º Batalhão, em Blumenau. A solenidade foi restrita, devido à pandemia do novo coronavírus, e transmitida ao vivo pelo canal da PMSC no Youtube. O novo comandante substituiu o coronel IG Lacerda Queiroz, que estava no cargo desde março deste ano.
O tenente-coronel Silva veio do 2º Batalhão, em Chapecó, e afirma que o novo cargo será um desafio. "Recebi o convite do comando geral e assumo com grande expectativa. Será uma nova função para mim, pois até então eu comandava apenas um batalhão, e agora serão quatro sob meu comando (Blumenau, Brusque, Indaial e Rio do Sul). Ou seja, deixo uma atividade bastante operacional para assumir responsabilidades de controle e fiscalização", ressalta. A prioridade, segundo o tenente-coronel, será batalhar por reforço no efetivo. "São mais de um milhão de habitantes na 7ª Região e há uma defasagem muito grande em nosso efetivo. Então a preocupação em relação a isso é grande. No fim deste ano acontece a formatura de novos policiais militares e nossa expectativa é de receber novos profissionais. Desde já estamos reivindicando este reforço", garante. Porém, mesmo com o envio de novos policiais, o comandante afirma que não será o suficiente para ter o efetivo ideal. "Sabemos que o número não vai atender a demanda, pois ficaram muitos anos sem ter escola em Santa Catarina. Então vamos ter que ser criativos e valorizar o fator humano, pois soube que temos na região policiais muito bons, de alto padrão", diz.
Questionado sobre outras prioridades e planejamento de trabalho, o comandante disse que, primeiro, precisa conhecer melhor a realidade da 7ª Região. "Só após este reconhecimento é que se pode falar em traçar ações e estratégias", justifica. O novo comandante adianta, porém, que irá trabalhar muito próximo dos policiais, entidades de classe e comunidade em geral. "Vamos também trabalhar unidos e em sintonia com a Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público e prefeituras. Estreitar os laços com estas entidades é fundamental para o sucesso do trabalho", ressalta.
O comandante
O tenente-coronel Ricardo tem 49 anos e, há 30, faz parte da Polícia Militar de Santa Catarina. A maior parte de seu tempo foi dedicada aos trabalhos na região Oeste do Estado, onde atuou de 1993 até 2002, quando veio para a cidade de Jaraguá do Sul. Em 2005 ele voltou para Chapecó, onde permaneceu até assumir a 7ª Região.
Fonte: Jornal Metas.