Relatório de seguradora internacional alerta para perdas severas no mercado devido à COVID-19

Boletim de Monitoramento |26 de junho de 2020
Em relatório que analisa os efeitos da COVID-19 no setor de seguros e resseguros, divulgado no site Reinsurance News, os analistas da seguradora especializada AmWINS alertaram que o impacto da perda no mercado será severo.
Analisando a situação brasileira, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que “está claro que o Brasil irá enfrentar recessão. Isso não nos desanima, mas é obviamente um ponto de atenção. Essa recessão, a médio prazo, atinge os setores da economia de maneira diferente, assim como os produtos de seguros que atendem a distintos segmentos econômicos. Exemplo: o setor industrial é o que está sofrendo mais, principalmente pela falta de mobilidade de clientes, giro de estoques, endividamento, uma série de questões que podem machucar aqueles contratantes que tiveram uma participação forte no mercado de seguros na última década. O emprego também está sendo comprometido. Isso, provoca uma queda de renda na economia, diminuindo o poder aquisitivo. Mas, por outro lado, o Governo e as empresas estão fazendo o seu dever de casa, para mitigar a crise, aportar renda para os pobres, gerar liquidez, alavancar programas de obras, criando condiç?es para a retomada da produção e emprego.  Os novos produtos que o setor de seguros deverá oferecer serão adaptados ao novo perfil do consumidor. Há categorias que ganham destaque nesse cenário, tais como os seguros de obras, o rural, os residenciais, os seguros de vida, os seguros intermitentes ou temporários, os seguros de menor cobertura e o tão mencionado seguro cibernético”. Enfim, prossegue Coriolano, dizendo que “o Brasil poderá surpreender, com recuperação mais rápida em 2021, e efeitos virtuosos sobre os seguros.”
Sobre a GFIA
A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.
Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.
Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: http://www.gfiainsurance.org/en/


Fonte: CNseg.