MAPFRE assume globalmente compromissos de sustentabilidade até 2021


Não investir em empresas com 30% ou mais de sua receita proveniente de energia produzida a partir de carvão. Não assegurar a construção de novas usinas de geração de energia movidas a carvão ou a exploração de novas minas de carvão. Ter 45% das vagas em postos de responsabilidade ocupadas por mulheres e, pelo menos, 3% do quadro de funcionários composto por pessoas com deficiência. E que suas instalações na Espanha e em Portugal sejam neutras em carbono até 2021 e em 2030 no restante do grupo.

São a partir destes cincos principais compromissos assumidos globalmente que a MAPFRE, uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro e de assistência do mundo, acaba de publicar uma versão executiva do seu Relatório de Sustentabilidade para o Brasil, em que apresenta os principais resultados de 2019 integrados às iniciativas ambientais, sociais e de governança (ASG).

“Considerando o tamanho e relevância da nossa operação, e alinhado às mais recentes reflexões mundiais sobre o assunto, integramos a sustentabilidade na estratégia da MAPFRE no Brasil e, com isso, contribuímos globalmente para o tema”, comenta Fernando Pérez-Serrabona, CEO da MAPFRE Brasil. “O Plano de Sustentabilidade 2019-2021, aprovado pelo Conselho de Administração da MAPFRE na Espanha, foi desdobrado em um plano para o Brasil que, ao lado de políticas corporativas como a de Meio Ambiente e a de Responsabilidade Social, pautará a estratégia de sustentabilidade da companhia nos próximos anos”, explica o executivo.

Entre os principais destaques de sua estratégia global, sob o aspecto ambiental, a MAPFRE tem atuado na redução da pegada de carbono e geração de resíduos e na gestão ambiental de seus edifícios-sede. No social, além de se preocupar com a diversidade, a companhia tem buscado oferecer novos modelos de trabalho e promover a educação financeira. Já no pilar de governança corporativa, a empresa fortalece o seu marco ético, e busca conhecer a sua pegada social e alinhar-se à agenda de desenvolvimento sustentável da ONU.

“Em 2019, a MAPFRE apoiou e participou ativamente da COP-25, a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando nosso posicionamento proativo em busca de soluções para as questões climáticas. Além disso, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, alinhados com o Pacto Global e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, também da ONU”, revela Pérez-Serrabona.

Alinhada a todas as essas iniciativas, a MAPFRE Brasil já vem obtendo resultados relevantes em sustentabilidade. Atualmente, 100% dos ativos de crédito privado corporativo tiveram o componente ambiental, social e de governança (ASG) considerado durante o processo de análise. Entre as diversas inspeções realizadas pela MAPFRE em 2019, mais de 2.500 foram desenvolvidas abordando aspectos ASG. O projeto de Logística Reversa tem garantido a destinação ambientalmente correta de eletroeletrônicos com defeitos de pequeno porte segurados com garantia estendida – desde o início do projeto, em 2015, foram mais de 147 toneladas enviadas à reciclagem, sendo aproximadamente 30 toneladas apenas em 2019. Por fim, no aspecto da igualdade de oportunidades, as mulheres já ocupam cerca de 45,2% das posições de gestão na empresa no Brasil.

Para Fernando Pérez-Serrabona, o mundo como conhecemos antes da chegada da Covid-19 não voltará mais e, como consequência, a sociedade terá de rever valores e mudar hábitos. “A pandemia acelerou mudanças que ou já eram necessárias, ou que estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação à distância, a busca por sustentabilidade e o fortalecimento de valores como solidariedade e empatia”, conclui o CEO da MAPFRE Brasil.

Para conferir mais detalhes do Relatório de Sustentabilidade da MAPFRE no Brasil, acesse este link .

Sobre a MAPFRE – No país desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 35 mil colaboradores. Em 2019, suas receitas atingiram cerca de 27 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência e assistência a residência e veículos. A companhia adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Também mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. Mais informações em www.mapfre.com.br.


Fonte: CQCS.