Linha do Tempo - 96 anos de SindsegSC: Foco na educação

Na segunda metade dos anos 90, cresce a preocupação do SINDESESC em oferecer serviços na intenção de melhorar o mercado de seguros local e envolver os profissionais das seguradoras associadas com atividades relacionadas à educação, principalmente ligadas ao trânsito.

A relação do Sindicato com a mídia e eventos em parceria com a Funenseg também são pontos de destaque. Confira as ações mais importantes do SINDESESC e do mercado de seguros brasileiro na época:

1997 - (30 de abril): Disponibilização da sala 1004 para reuniões, cursos e encontros para as associadas.

1997 - (12 de maio): Reinauguração da Sede Social do Sindicato após o incêndio.

1997 - Implantação do Sistema Nacional de Gravames - SNG: O SNG possibilita a efetivação eletrônica da inclusão ou baixa de gravames financeiros, eliminando o trâmite e exame de documentação em papel. Estabeleceu-se como sistema de alta segurança pela sua capacidade de impedir fraudes nos registros de gravames referentes aos contratos de Alienação Fiduciária, Arrendamento Mercantil (Leasing), Reserva de Domínio e Penhor de veículos (Fonte: Fenaseg).

1998 - Instalação do núcleo catarinense da FUNENSEG, com intensificação dos cursos, palestras e eventos, e parcerias com entidades públicas e privadas.

1998 - (22 de abril): Criação do Grupo de Trabalho Multifuncional do SINDESESC.

1998 - (julho): Sérgio Passold participa de audiência Fenaseg em Brasília, com a presença do presidente da Republica Dr. Fernando Henrique Cardoso, onde ele foi homenageado pelo sucesso de seu governo e em particular pela estabilidade econômica alcançada com a implantação e consolidação do Plano Real.

1998 - (26 de outubro): Criação da Comissão de Estudos e de Registro de Sinistros Especiais CERESE, que teve Paulo Lückmann da Hannover International Seguros S/A e Henrique Furtado Arruda, da Trevo Seguradora S/A como os primeiros coordenadores.

1999 - (maio): Adesão à campanha de reurbanização da Rua XV de Novembro.

1999 - (17 de maio): Inauguração da Galeria dos Presidentes, dos quadros históricos do Comitê e SINDESESC e homenagem ao Sr. Antenor Vasselai - Gestão 1984/1986.

1999 - (14 de junho):  1º Curso Técnico Catarinense de Seguros – Escola, Técnica Tupy de Joinville. Realização Sindesesc & Sincor/SC.

1999 - (15 de junho): Lançamento do Programa “Cultura do Seguro” Funenseg. Coordenadores do SINDESESC: Sr. Werner Holetz e Prof. Ignês Sevegnani. (

1999 - (09 de agosto): Realização do processo eleitoral do quadro diretivo, Gestão 1999/2002. A posse se realizou no dia 1º de outubro, no Bela Vista Country Club, em Gaspar.

Quadro Diretivo Gestão 1999/2002
Presidente: Sérgio Passold
Vice-presidentes: Antenor Vasselai, Alexandre Petrone Vilardi, Jonas Ambrósio Jacinto, Henrique Furtado Arruda, Paulo Lückmann e Vicente Lourival do Nascimento
Diretores: Rogério Luiz Spezia, Auri Bertelli, Francisco Fernando V. Montanari, Mario José Prudêncio e Vilson Aires de Souza
Conselho Fiscal: Nelson Libardi, Carlos Westphal Neto e Celso Libardo
Suplentes: Erotides Wollinger da Conceição e Caio Cezar Valli Junior

1999 - (1º de junho): Disque-Denúncia e Selo 190 (orientação aos segurados para prevenção e agilidade de comunicação em furtos/roubos de veículos). Foram distribuídos 1400 folders para a inserção em apólices, divulgação em jornais e entidades de classe.

1999 - (28 de outubro): Participação do SINDESESC no X Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros/SP.

1999/2000 - Participação do SINDESESC no programa “Seguros em Foco” (TV Galega).

1999/2000 - Apoio ao “Guia do seu carro” (encarte no Diário Catarinense).

1999 - (dezembro): Apoio juntamente com a Funenseg ao Seminário sobre Seguro Transportes, promovido pela ACTS – Associação Catarinense dos Técnicos em Seguros.

2000 - (abril): Participação de Antenor Vasselai, vice-presidente da época, no Talk Show realizado pela Funenseg.

2000 - (21 de março): Realização conjunta do SINDESESC e Sincor/SC do Evento sobre o Lançamento da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP em Santa Catarina.

2000 - (14 de agosto): O coordenador da comissão CERESE Sr. Paulo Lückmann relata à Diretoria sobre a aplicação de laudos em oficinas e concessionários de veículos.

2000 - (setembro): Realização em conjunto com a FUNENSEG /SC da palestra “Fraudes no Mercado de Seguros” ministrada pelo Sr. Pedro Paulo Negrini da CNIS – Cadastro Nacional de Informações e Sinistros.

2000 - (setembro): SINDESESC inicia sua participação no Grupo de Paz do SETERB.

2000 - I CONSEGURO - Conferência Brasileira de Seguros, Resseguros, Previdência Privada e Capitalização no Rio de Janeiro. No evento o Sr. Sérgio Passold presidiu o workshop “Seguros de Riscos Patrimoniais – Perspectivas do Mercado Brasileiro”.


2000 - Circular da Susep cria valor de mercado referenciado no seguro automóvel.

2000 - (05 de Junho): Celebração do 10º aniversário da Fundação do SINDESESC e 76º aniversário (1924) de criação do Comitê Mixto de Seguros, no Bela Vista Country Club, em Gaspar.

2000 - Criação e reformulação do site sindesesc.com.br

Acompanhe as ações comemorativas pelos 96 anos do SindsegSC no portal de informações www.sindsegsc.org.br, newsletter Informe SindsegSC e Facebook.


Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras