FMI destaca impacto da Covid-19 nos países em desenvolvimento

Boletim de Monitoramento | 01 de setembro de 2020

No dia 27 de agosto, o Fundo Monetário Internacional publicou em seu blog um artigo sobre o efeito da COVID-19 nos países em desenvolvimento que, além de terem sido duramente atingidos por choques externos e contrações domésticas severas, possuem, muitas vezes, recursos limitados e instituições fracas, o que restringe a capacidade dos poderes públicos melhor apoiarem suas economias. A esse respeito o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que “recentemente, reunimos as lideranças do mercado de seguros da América Latina para debatermos os efeitos da pandemia no setor de seguros da região. Neste webinar, ficou claro que a crise decorrente da pandemia evidenciou um antigo problema comum nas nossas economias: a falta de adequada compreensão dos poderes Legislativo e Judiciário sobre as particularidades dos seguros. Apesar, de uma forma geral, a atuação do Executivo venha sendo positiva, flexibilizando normas e conduzindo avanços regulatórios, vários projetos de lei e decisões judiciais tem ameaçado o equilíbrio setorial em período tão delicado.”  

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/


Fonte: CNseg.