CNseg cria seu Comitê Interno de Relações Internacionais

O Comitê Diretor da CNseg aprovou a criaçáo do Comitê Interno de Relações Internacionais da CNseg, com o objetivo de estruturar o relacionamento internacional da CNseg, coordenado pela Superintendência de Relações de Consumo e Sustentabilidade (SUREC) com aportes das demais áreas e das Federações, possibilitando o compartilhamento de informações e o encaminhamento dos posicionamentos à deliberação do Comitê Gestor.

O novo Comitê contará com representantes de todas as superintendências da Confederação, das Federações associadas e da DIREC e DIRIN, devendo se reunir uma vez por mês, além de possuir um grupo no WhatsApp para compartilhamento de informações. 

Confira abaixo a lista e a descrição dos fóruns internacionais dos quais a CNseg participa ou acompanha:

Federação Global de Associações de Seguros (GFIA) - Associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo. 

Federação Interamericana de Seguros (Fides) - Organização internacional sem fins lucrativos que reúne associações de seguro da América Latina, Estados Unidos e Espanha com o objetivo de estimular o desenvolvimento do mercado, defendendo a iniciativa privada e padrões éticos e técnicos em todas as atividades relacionadas do setor.

Microinsurance Network (MIN) -  Organização sem fins lucrativos, que tem a sua base jurídica em Luxemburgo. Seu objetivo é conectar especialistas em microsseguro para o desenvolvimento sustentável da indústria, buscando facilitar um amplo diálogo, gerar conhecimentos e melhores práticas, realizar trabalhos de pesquisa sobre temas emergentes relevantes e se certificar de que o microsseguro é uma parte importante para a agenda de desenvolvimento global. Além disso, promove o desenvolvimento e a oferta de seguros eficazes para as pessoas de baixa renda.

United Nations Environment Programme Finance Initiative (UNEP FI / PSI Initiative) - Parceria entre o Programa Ambiental das Nações Unidas e o setor financeiro global para mobilizar o financiamento do setor privado para o desenvolvimento sustentável. A Unep FI é o fórum da ONU dedicado às questões financeiras capazes de impactar o meio ambiente global, reunindo três setores diversos: bancos, seguradoras e fundos de investimento. A CNseg participou do grupo responsável pela elaboração dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros - PSI e se tornou instituição apoiadora da Iniciativa desde o seu lançamento, comprometendo-se a divulgá-los e a promover a sua adoção no mercado brasileiro.

International Association of Insurance Supervisors (IAIS) - Organização voluntária de membros de supervisores e reguladores de seguros de mais de 200 jurisdições, constituindo 97% dos prêmios mundiais de seguros. É a organização internacional de definição de padrões responsável por desenvolver e auxiliar na implementação de princípios, normas e outros materiais de apoio à supervisão do setor de seguros. A missão da IAIS é promover uma supervisão eficaz e globalmente consistente do setor de seguros, a fim de desenvolver e manter mercados justos, seguros e estáveis para o benefício e a proteção dos segurados e contribuir para a estabilidade financeira global.

Asociación de Supervisores de Seguros de América Latina (ASSAL) - Órgão internacional que reúne as mais altas autoridades de supervisão na atividade de seguros da América Latina. 21 países, 19 países da América Latina participam como membros efetivos e 2 membros aderentes, Espanha e Portugal.

European Insurance and Occupational Pensions Authority (EIOPA) - Instituição reguladora financeira da União Europeia. A EIOPA é um órgão consultivo independente da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia. É uma das agências da UE que executa tarefas jurídicas, técnicas ou científicas específicas e oferece consultoria baseada em evidências para ajudar a moldar políticas e leis informadas em nível nacional e da UE.

Insurance Europe - Com sede em Bruxelas, a Federação Europeia de Seguros e Resseguros é composta por empresas que representam cerca de 95% da receita total de prêmios europeus.

The Geneva Association - Entidade de referência em pesquisas sobre gerenciamento de riscos e as interfaces do seguro em diversas searas. Dentre suas áreas de atuação, destaca-se o estudo dos efeitos das mudanças climáticas no mercado segurador global. Por meio de programas de pesquisa, publicações regulares e promoção de encontros internacionais, a Associação atua como fomentadora do entendimento dos riscos inerentes ao negócio, atuando como geradora e disseminadora de informações.

Financial Conduct Authority (FCA) - Regulador de conduta e o supervisor das empresas de serviços financeiros no Reino Unido. Sua função inclui proteger os consumidores, manter a estabilidade setorial e promover a competição justa entre provedores de serviços financeiros.

Prudential Regulation Authority (PRA) - Regulador prudencial das empresas de serviços financeiros no Reino Unido. A PRA, por meio de regulamentação, define normas e políticas que espera que as empresas atendam e monitora o cumprimento dessas normas.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) - Há mais de 20 anos, a OCDE trabalha em estreita colaboração com países da América Latina e do Caribe (ALC) para facilitar o diálogo sobre políticas e a disseminação de boas práticas em áreas como investimento, educação, inclusão, concorrência, boa governança, anticorrupção e política fiscal.

Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Impact Insurance Facility -  Em 2019, a CNseg passou a acompanhar a comitiva brasileira de confederações para a conferência anual da Organização Internacional do Trabalho – OIT, em Genebra, na qual são negociados os acordos internacionais que posteriormente são incorporados à legislação nacional e também são julgados os casos de violação do direito internacional do trabalho pelos países-membros. A Impact Insurance Facility já atua em parceria com a CNseg desde 2009. Durante os dias 28 e 29 de junho de 2019, a CNseg, em parceria com o Programa Impact Insurance da OIT e o Impact Hub, e com apoio da Fundação Prudential, realizou o workshop Responsible Insurance, em São Paulo.

Local Governments for Sustainability (ICLEI) - Fundado em 1990 como Conselho Internacional de Iniciativas Ambientais Locais – ICLEI, na sigla e inglês, é uma organização internacional de governos locais e organizações governamentais nacionais e regionais que se comprometeram com o desenvolvimento sustentável. A SUREC estabeleceu relacionamento com o ICLEI ao longo de 2019 por meio da Comissão de Sustentabilidade e Inovação.

Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima - Também conhecida como UNFCCC (na sigla em inglês), ou Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (CQNUAC, em Portugal), é um tratado internacional resultante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), informalmente conhecida como a Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992.

American Health Insurance Plans (AHIP) - Associação comercial dos Estados Unidos que representa a comunidade de seguros de saúde. A AHIP defende políticas públicas que expandam o acesso à cobertura de saúde acessível a todos os americanos por meio de um mercado competitivo que promove escolha, qualidade e inovação.

National Health Care Anti Fraud Association (NHCAA) - Principal organização dos Estados Unidos focada na luta contra a fraude na saúde. A organização é uma parceria público-privada com membros que abrangem cerca de 90 seguradoras de seguros saúde e as agências reguladoras e policiais do setor público com jurisdição sobre fraudes de saúde cometidas contra pagadores privados e programas públicos.


Fonte: CNseg.