A importância do conhecimento no mercado de seguros

A pulverização do conhecimento e a capacidade de gestão em todos os setores da vida são as competências que irão nos reger nos campos profissional e pessoal no mundo em mudança. O prognóstico foi feito pelos professores da ENS, Fred Almeida e Vanessa Andrade, durante a live semanal da Escola “A importância do conhecimento no mercado de seguros”, transmitida pelo canal do YouTube, na última quarta, 30 de setembro.

No encontro, mediado pela coordenadora São Paulo Capital da ENS, Valéria Graciano, foi traçado um panorama da evolução das novas formas de transmitir e ensinar conceitos. Apesar de focada no mercado de seguros, a discussão proposta pelos participantes pode ser aplicada em vários outros setores de trabalho, estudo e vida pessoal.

“Nessa história de aprender sempre, é possível conduzir uma linha autodidata, mas você pode beber na fonte. Gosto muito do que o professor e palestrante motivacional Murilo Gun explica sobre aprendizado. Antes, poucos ensinavam para muitos. Hoje, muitos ensinam para muitos. Isso é maravilhoso. A grande mudança do mundo foi a pulverização do conhecimento”, comentou o professor Fred, que milita há 20 anos no mercado de seguros e é proprietário da BM&X Consultoria e Corretora de Seguros.

Praticar o life long learning

Vanessa Andrade, que é professora da ENS há dez anos e especialista de Produtos da AXA, disse que é preciso praticar a constância do aprendizado ao longo de toda a vida. “O life long learning, que é o conceito de educação continuada para a vida inteira, exprime justamente esta mudança na forma de encarar o conhecimento adquirido na graduação ou ensino técnico, por exemplo. Se você precisa exercitar o corpo para se manter saudável a vida inteira, não bastando apenas malhar por quatro anos para adquirir uma postura saudável, o mesmo acontece com a nossa formação. É preciso buscar aprender sempre. E, principalmente, como eu costumo dizer, chegar com a xícara vazia, tendo a consciência de que não se sabe tudo e abrir espaço para novos conhecimentos”.

Os palestrantes também apontaram as competências que os profissionais precisarão adquirir ao longo dos próximos anos para ter sucesso. “Numa rápida pesquisa sobre o assunto, percebemos que os conceitos que mais aparecem foram os de coragem, criatividade, resiliência, relacionamento interpessoal e capacidade de gestão, não somente ligada à gestão de uma empresa, mas à gestão de atividades, times, projetos, é saber tirar uma ideia da mente e pôr no papel. Estas são competências para o futuro que, ainda que não se tenha, você pode aprimorar para ter sucesso diante de um mundo que mudou”, finalizou o professor Fred.


Fonte: ENS.